15 Ideias de Atividades (BNCC) sinais de pontuação 3º ano

1. Jogo dos Sinais

Nesta atividade, os alunos serão divididos em grupos e receberão cartões com diferentes sinais de pontuação, como ponto final, vírgula, ponto e vírgula, interrogação e exclamação. Cada grupo deverá criar frases utilizando os sinais que receberam, apresentando-as para a turma. Essa atividade estimula a criatividade e a compreensão do uso correto dos sinais. Habilidade BNCC: EF15LP01.

2. Caça-Palavras de Pontuação

Os alunos receberão uma folha com um caça-palavras que contém palavras relacionadas aos sinais de pontuação. Após encontrarem as palavras, deverão escrever frases utilizando cada um dos sinais encontrados. Essa atividade ajuda na fixação do conteúdo de forma lúdica. Habilidade BNCC: EF15LP02.

3. Histórias com Sinais

Os alunos deverão criar uma história em grupo, mas com a condição de que cada frase deve conter um sinal de pontuação diferente. Após a criação, as histórias serão lidas em voz alta, permitindo que os alunos pratiquem a entonação e a pausa correta. Habilidade BNCC: EF15LP03.

4. Cartazes de Sinais

Cada aluno receberá um sinal de pontuação e deverá criar um cartaz explicativo sobre seu uso, incluindo exemplos de frases. Os cartazes serão expostos na sala de aula, criando um mural colaborativo sobre sinais de pontuação. Habilidade BNCC: EF15LP04.

5. Bingo da Pontuação

Os alunos jogarão bingo, mas em vez de números, as cartelas terão sinais de pontuação. O professor irá chamar frases e os alunos deverão identificar os sinais presentes. Essa atividade promove a atenção e a identificação dos sinais em contextos variados. Habilidade BNCC: EF15LP05.

6. Reescrevendo Frases

Os alunos receberão frases sem sinais de pontuação e deverão reescrevê-las, inserindo os sinais corretos. Essa atividade ajuda a desenvolver o raciocínio lógico e a compreensão da função dos sinais na estrutura das frases. Habilidade BNCC: EF15LP06.

7. Teatro dos Sinais

Os alunos deverão encenar pequenas peças onde cada personagem representa um sinal de pontuação. Durante a apresentação, eles devem explicar a função do seu sinal e como ele altera o sentido das frases. Essa atividade estimula a expressão oral e a criatividade. Habilidade BNCC: EF15LP07.

8. Música e Pontuação

Os alunos deverão escolher uma música e identificar os sinais de pontuação presentes na letra. Em seguida, deverão discutir como esses sinais influenciam a interpretação da canção. Essa atividade conecta a música ao aprendizado da língua. Habilidade BNCC: EF15LP08.

9. Desafio da Pontuação

Os alunos participarão de um desafio onde deverão corrigir textos com erros de pontuação. Em grupos, eles discutirão as correções e apresentarão suas justificativas para a turma. Essa atividade promove o trabalho em equipe e a análise crítica. Habilidade BNCC: EF15LP09.

10. Criando Quadrinhos

Os alunos deverão criar quadrinhos utilizando diálogos que incluam diferentes sinais de pontuação. Após a criação, os quadrinhos serão apresentados para a turma, permitindo que os alunos pratiquem a leitura e a interpretação. Habilidade BNCC: EF15LP10.