15 Ideias de Atividades (BNCC) sobre educação financeira

1. Jogo da Memória Financeira

Desenvolver um jogo da memória que contenha cartões com diferentes tipos de despesas e receitas. Os alunos devem encontrar os pares correspondentes, promovendo a identificação e compreensão dos conceitos de finanças pessoais. Essa atividade está alinhada à habilidade EF05MA12, que aborda a leitura e interpretação de informações em gráficos e tabelas.

2. Planejamento de Orçamento Familiar

Os alunos devem criar um orçamento familiar fictício, considerando receitas e despesas mensais. Essa atividade estimula o raciocínio lógico e a organização financeira, além de estar em conformidade com a habilidade EF05MA13, que trata da resolução de problemas envolvendo adição e subtração.

3. Feira de Trocas

Organizar uma feira de trocas onde os alunos podem trocar objetos que não utilizam mais. Essa atividade ensina sobre valor de mercado e consumo consciente, alinhando-se à habilidade EF05MA14, que envolve a análise de propostas e soluções para problemas financeiros.

4. Criação de Cartazes sobre Consumo Consciente

Os alunos devem criar cartazes que promovam o consumo consciente e a educação financeira. Essa atividade desenvolve a criatividade e a capacidade de comunicação, além de estar relacionada à habilidade EF05AR02, que aborda a apreciação e a produção de diferentes linguagens artísticas.

5. Simulação de Compras

Realizar uma simulação de compras em uma loja fictícia, onde os alunos devem utilizar um orçamento específico. Essa atividade ajuda a entender a importância de planejar gastos e está alinhada à habilidade EF05MA15, que envolve a resolução de problemas com operações matemáticas.

6. Debate sobre Publicidade e Consumo

Promover um debate sobre como a publicidade influencia o consumo. Os alunos devem pesquisar e apresentar argumentos, desenvolvendo habilidades de argumentação e crítica, em conformidade com a habilidade EF15LP01, que trata da análise de diferentes gêneros textuais.

7. Criação de um Diário Financeiro

Os alunos devem manter um diário financeiro por uma semana, registrando todas as suas despesas e receitas. Essa atividade promove a autoavaliação e o controle financeiro, alinhando-se à habilidade EF05MA16, que envolve a coleta e a análise de dados.

8. Jogo de Tabuleiro sobre Finanças

Desenvolver um jogo de tabuleiro que simule situações financeiras do dia a dia, como pagar contas e economizar. Essa atividade estimula o aprendizado lúdico e está alinhada à habilidade EF05MA17, que aborda a resolução de problemas em contextos financeiros.

9. Entrevista com um Profissional de Finanças

Os alunos devem entrevistar um profissional da área de finanças e apresentar suas descobertas para a turma. Essa atividade promove a pesquisa e o aprendizado prático, em conformidade com a habilidade EF15LP02, que trata da produção de textos orais e escritos.

10. Criação de um Blog sobre Educação Financeira

Os alunos devem criar um blog onde compartilham dicas de educação financeira e experiências pessoais. Essa atividade desenvolve habilidades de escrita e comunicação digital, alinhando-se à habilidade EF15LP03, que envolve a produção de textos em diferentes plataformas.