15 Ideias de Atividades (BNCC) pronto para ensino médio

1. Debate sobre Sustentabilidade

Organizar um debate em sala de aula sobre práticas sustentáveis e suas implicações sociais e ambientais. Os alunos devem pesquisar e apresentar argumentos sobre a importância da sustentabilidade em diferentes contextos, como na indústria, agricultura e consumo. Essa atividade está alinhada com a habilidade BNCC: EIXO TEMÁTICO: CIÊNCIAS DA NATUREZA – Habilidade: 9.1.2.

2. Criação de um Podcast

Os alunos podem criar um podcast abordando temas relevantes da atualidade, como direitos humanos, diversidade e inclusão. Eles devem pesquisar, elaborar roteiros e gravar os episódios, desenvolvendo habilidades de comunicação e trabalho em equipe. Essa atividade atende à habilidade BNCC: EIXO TEMÁTICO: LINGUAGENS – Habilidade: 5.1.1.

3. Projeto de Leitura Coletiva

Implementar um projeto de leitura coletiva onde os alunos escolhem um livro para ler em conjunto. Após a leitura, eles devem discutir os temas abordados e suas relações com a sociedade contemporânea. Essa atividade promove a interpretação de texto e a reflexão crítica, alinhando-se à habilidade BNCC: EIXO TEMÁTICO: LINGUAGENS – Habilidade: 5.3.2.

4. Simulação de Conferência Internacional

Realizar uma simulação de conferência internacional onde os alunos representam diferentes países e discutem questões globais, como mudanças climáticas e direitos humanos. Essa atividade estimula a pesquisa, argumentação e empatia, alinhando-se à habilidade BNCC: EIXO TEMÁTICO: CIÊNCIAS HUMANAS – Habilidade: 7.2.3.

5. Produção de Vídeo Educativo

Os alunos podem criar um vídeo educativo sobre um tema de interesse, utilizando recursos audiovisuais para transmitir informações de forma clara e envolvente. Essa atividade desenvolve a criatividade e a capacidade de síntese, alinhando-se à habilidade BNCC: EIXO TEMÁTICO: LINGUAGENS – Habilidade: 5.1.3.

6. Análise de Dados Estatísticos

Propor uma atividade onde os alunos coletam dados sobre um tema específico e realizam uma análise estatística, apresentando os resultados em gráficos e tabelas. Essa atividade promove o raciocínio lógico e a interpretação de dados, alinhando-se à habilidade BNCC: EIXO TEMÁTICO: MATEMÁTICA – Habilidade: 6.4.1.

7. Criação de um Blog

Os alunos podem criar um blog sobre um tema de interesse, onde escrevem artigos, publicam fotos e interagem com os leitores. Essa atividade estimula a escrita criativa e o uso de tecnologias digitais, alinhando-se à habilidade BNCC: EIXO TEMÁTICO: LINGUAGENS – Habilidade: 5.3.1.

8. Experimentos Científicos

Realizar experimentos científicos em sala de aula, onde os alunos formulam hipóteses, realizam testes e analisam os resultados. Essa atividade promove o método científico e o pensamento crítico, alinhando-se à habilidade BNCC: EIXO TEMÁTICO: CIÊNCIAS DA NATUREZA – Habilidade: 9.1.1.

9. Produção de uma Feira Cultural

Organizar uma feira cultural onde os alunos apresentam projetos sobre diferentes culturas, incluindo danças, músicas e culinária. Essa atividade promove a valorização da diversidade cultural e o trabalho em equipe, alinhando-se à habilidade BNCC: EIXO TEMÁTICO: CIÊNCIAS HUMANAS – Habilidade: 7.3.2.

10. Elaboração de um Jornal Escolar

Os alunos podem criar um jornal escolar, onde escrevem notícias, entrevistas e artigos de opinião sobre temas relevantes para a comunidade escolar. Essa atividade desenvolve a escrita jornalística e o senso crítico, alinhando-se à habilidade BNCC: EIXO TEMÁTICO: LINGUAGENS – Habilidade: 5.2.2.