15 Ideias de Atividades (BNCC) de empreendedorismo

1. Criação de um Plano de Negócios

Nesta atividade, os alunos serão desafiados a elaborar um plano de negócios para uma ideia de empreendimento que eles tenham. A atividade deve incluir a definição do público-alvo, análise de mercado, estratégias de marketing e projeções financeiras. Essa atividade está alinhada à habilidade EM13CNT101, que envolve a elaboração de propostas e soluções para problemas reais.

2. Feira de Empreendedorismo

Os alunos poderão organizar uma feira de empreendedorismo, onde cada grupo apresentará um produto ou serviço que desenvolveram. Eles devem criar um estande, desenvolver materiais de divulgação e interagir com os visitantes. Essa atividade se relaciona com a habilidade EM13ETT101, que trata da promoção de eventos e da comunicação em diferentes contextos.

3. Simulação de Negócios

Utilizando jogos de simulação, os alunos poderão vivenciar a gestão de uma empresa, tomando decisões sobre preços, marketing e produção. Essa atividade promove o desenvolvimento de habilidades de planejamento e análise crítica, alinhando-se à habilidade EM13MAT101, que envolve a resolução de problemas matemáticos em contextos empresariais.

4. Entrevista com Empreendedores Locais

Os alunos poderão entrevistar empreendedores da comunidade para entender os desafios e sucessos enfrentados por eles. Essa atividade estimula a pesquisa e a comunicação, alinhando-se à habilidade EM13CIE101, que envolve a investigação de fenômenos sociais e econômicos.

5. Criação de um Produto Sustentável

Nesta atividade, os alunos devem desenvolver um produto que utilize materiais recicláveis ou que tenha um impacto ambiental positivo. Eles devem apresentar o produto e sua proposta de valor. Essa atividade está alinhada à habilidade EM13CNM101, que trata da relação entre ciência, tecnologia e sociedade.

6. Desenvolvimento de uma Campanha Publicitária

Os alunos devem criar uma campanha publicitária para promover um produto ou serviço que desenvolveram. Isso inclui a criação de slogans, cartazes e estratégias de mídia social. Essa atividade se relaciona com a habilidade EM13LGP101, que envolve a produção de textos em diferentes gêneros e formatos.

7. Análise de Casos de Sucesso

Os alunos poderão estudar casos de empresas que se destacaram no mercado e analisar os fatores que contribuíram para seu sucesso. Essa atividade promove a análise crítica e a pesquisa, alinhando-se à habilidade EM13HIST101, que envolve a análise de contextos históricos e sociais.

8. Criação de um Blog de Empreendedorismo

Os alunos poderão criar um blog onde compartilham suas ideias sobre empreendedorismo, dicas e experiências. Essa atividade estimula a escrita e a comunicação digital, alinhando-se à habilidade EM13LGP102, que trata da produção de textos digitais.

9. Pitch de Vendas

Nesta atividade, os alunos devem preparar e apresentar um pitch de vendas para seu produto ou serviço. Eles devem ser claros e persuasivos, visando captar o interesse de potenciais investidores. Essa atividade está alinhada à habilidade EM13ETT102, que envolve a comunicação eficaz em contextos empresariais.

10. Criação de um Mapa de Empreendimentos Locais

Os alunos devem pesquisar e mapear os empreendimentos locais, identificando suas características e impactos na comunidade. Essa atividade promove a pesquisa e a análise geográfica, alinhando-se à habilidade EM13GE101, que envolve a análise de espaços e territórios.