15 Ideias de Atividades (BNCC) arte romana

1. Criação de Mosaicos Romanos

Os alunos podem explorar a técnica dos mosaicos romanos, criando suas próprias obras utilizando papel colorido ou pequenos pedaços de cerâmica. Essa atividade permite que os estudantes aprendam sobre a importância dos mosaicos na arte romana e sua função decorativa. Habilidade BNCC: (EF15AR01) – Experimentar diferentes técnicas e materiais nas produções artísticas.

2. Estudo das Colunas Gregas e Romanas

Os alunos podem pesquisar sobre os diferentes estilos de colunas da arquitetura romana, como dórica, jônica e coríntia. Em seguida, podem desenhar ou construir maquetes dessas colunas, identificando suas características. Habilidade BNCC: (EF15AR02) – Identificar e classificar elementos da arquitetura e suas funções.

3. Representação de Deuses Romanos

Os estudantes podem escolher um deus ou deusa da mitologia romana e criar uma representação artística, seja através de pintura, escultura ou colagem. Essa atividade ajuda a entender a importância da religião na arte romana. Habilidade BNCC: (EF15AR03) – Compreender a relação entre arte e cultura em diferentes sociedades.

4. Teatro Romano: Criação de Peças

Os alunos podem escrever e encenar pequenas peças inspiradas no teatro romano, utilizando trajes e cenários que remetam à época. Essa atividade promove a expressão artística e o trabalho em grupo. Habilidade BNCC: (EF15AR04) – Criar e apresentar produções artísticas em diferentes linguagens.

5. Estudo da Cerâmica Romana

Os estudantes podem pesquisar sobre a cerâmica romana e suas utilidades, criando suas próprias peças utilizando argila. Essa atividade permite que os alunos compreendam a funcionalidade da arte na vida cotidiana dos romanos. Habilidade BNCC: (EF15AR05) – Explorar a produção de objetos utilitários e artísticos.

6. Análise de Pinturas Murais

Os alunos podem analisar pinturas murais de vilas romanas, discutindo seus temas e técnicas. Em seguida, podem criar suas próprias pinturas murais em papel, inspirando-se nas obras estudadas. Habilidade BNCC: (EF15AR06) – Identificar e interpretar obras de arte em diferentes contextos históricos.

7. Criação de um Diário de Viagem Romana

Os estudantes podem criar um diário de viagem fictício, descrevendo uma visita a Roma antiga, incluindo detalhes sobre a arte e a arquitetura que encontraram. Essa atividade estimula a pesquisa e a escrita criativa. Habilidade BNCC: (EF15AR07) – Produzir textos em diferentes gêneros e formatos.

8. Estudo dos Afrescos

Os alunos podem aprender sobre a técnica de afresco utilizada na Roma antiga e criar suas próprias obras em papel, simulando a aplicação dessa técnica. Essa atividade ajuda a entender a complexidade do trabalho artístico na antiguidade. Habilidade BNCC: (EF15AR08) – Experimentar diferentes técnicas de pintura e suas características.

9. Modelagem de Estátuas

Os estudantes podem modelar figuras inspiradas em estátuas romanas utilizando massinha de modelar ou argila. Essa atividade permite que os alunos explorem a escultura e a representação de formas humanas. Habilidade BNCC: (EF15AR09) – Criar esculturas a partir de diferentes materiais e técnicas.

10. Visita Virtual a Museus

Os alunos podem participar de uma visita virtual a museus que possuem coleções de arte romana, como o Museu do Louvre ou o Museu Britânico. Após a visita, podem discutir as obras vistas e suas impressões. Habilidade BNCC: (EF15AR10) – Utilizar recursos digitais para explorar e aprender sobre arte e cultura.