15 Ideias de Atividades (BNCC) infantil com música

1. Dança das Cores

Esta atividade envolve a utilização de músicas que mencionam cores. Os alunos devem dançar e se movimentar conforme a música toca, levantando cartões coloridos que representam as cores mencionadas. Essa atividade ajuda no reconhecimento de cores e na coordenação motora. Habilidade BNCC: EF15AR01.

2. Roda de Cantigas

Organize uma roda onde as crianças podem cantar cantigas tradicionais. Cada aluno pode escolher uma música para cantar em grupo. Essa atividade promove a socialização e o desenvolvimento da memória musical. Habilidade BNCC: EF15AR02.

3. Instrumentos Musicais com Materiais Recicláveis

As crianças podem criar seus próprios instrumentos utilizando materiais recicláveis, como garrafas e latas. Após a confecção, elas podem tocar junto com uma música, desenvolvendo a criatividade e a percepção sonora. Habilidade BNCC: EF15AR03.

4. Mímica Musical

Nesta atividade, os alunos devem representar com gestos e movimentos a letra de uma música conhecida. Os demais colegas tentam adivinhar qual é a canção. Isso estimula a expressão corporal e a interpretação. Habilidade BNCC: EF15AR04.

5. Jogo da Memória Musical

Crie um jogo da memória utilizando cartões com imagens de instrumentos musicais e suas respectivas sonoridades. As crianças devem encontrar os pares, desenvolvendo a memória auditiva e visual. Habilidade BNCC: EF15AR05.

6. Contação de Histórias com Música

Utilize músicas que contam histórias para engajar os alunos. Após ouvir a canção, as crianças podem desenhar ou dramatizar a história, promovendo a interpretação e a criatividade. Habilidade BNCC: EF15AR06.

7. Coreografia em Grupo

Os alunos podem criar uma coreografia em grupo para uma música escolhida. Essa atividade estimula o trabalho em equipe e a expressão corporal, além de promover o ritmo e a coordenação. Habilidade BNCC: EF15AR07.

8. Bingo Musical

Monte um bingo utilizando trechos de músicas. Ao tocar um trecho, as crianças devem marcar em suas cartelas. Essa atividade ajuda na identificação de músicas e desenvolve a atenção. Habilidade BNCC: EF15AR08.

9. Adivinhação de Sons

Toque diferentes sons de instrumentos musicais e peça para as crianças adivinharem qual é. Essa atividade estimula a audição e o reconhecimento de diferentes timbres. Habilidade BNCC: EF15AR09.

10. Criação de Canções

As crianças podem criar suas próprias canções utilizando rimas e melodias simples. Após a criação, elas podem apresentar para a turma. Essa atividade incentiva a criatividade e a expressão pessoal. Habilidade BNCC: EF15AR10.

11. Jogo de Rimas

Utilize músicas que contenham rimas e peça para as crianças identificarem as palavras que rimam. Essa atividade ajuda no desenvolvimento da linguagem e da consciência fonológica. Habilidade BNCC: EF15AR11.

12. Música e Movimento

As crianças devem se movimentar de acordo com o ritmo da música, alternando entre movimentos rápidos e lentos. Essa atividade estimula a percepção rítmica e a coordenação motora. Habilidade BNCC: EF15AR12.

13. Teatro Musical

As crianças podem encenar uma história utilizando músicas como trilha sonora. Essa atividade promove a criatividade, a expressão artística e o trabalho em grupo. Habilidade BNCC: EF15AR13.

14. Caça ao Tesouro Musical

Crie uma caça ao tesouro onde as pistas são baseadas em letras de músicas. As crianças devem ouvir as músicas e seguir as pistas para encontrar o tesouro. Habilidade BNCC: EF15AR14.

15. Música e Emoções

Peça para as crianças ouvirem diferentes músicas e expressarem como elas se sentem com cada uma. Essa atividade ajuda na identificação e expressão de emoções. Habilidade BNCC: EF15AR15.