15 Ideias de Atividades (BNCC) contação de história infantil

1. Contação de História com Fantoches

Utilizar fantoches para contar histórias é uma maneira lúdica e envolvente de captar a atenção das crianças. Os alunos podem criar seus próprios fantoches e, em grupos, apresentar a história que escolheram. Essa atividade estimula a criatividade e a expressão oral, além de promover o trabalho em equipe. Habilidade BNCC: EI03EF02.

2. Roda de Leitura

Organizar uma roda de leitura onde cada aluno pode escolher um livro para ler em voz alta. Essa atividade incentiva a prática da leitura e a escuta ativa, além de possibilitar discussões sobre os temas abordados nas histórias. Habilidade BNCC: EF15LP01.

3. Criação de Livro Ilustrado

Os alunos podem criar um livro ilustrado, onde cada um é responsável por uma página. Essa atividade promove a escrita criativa e a habilidade de ilustrar, permitindo que as crianças expressem suas ideias de forma visual e textual. Habilidade BNCC: EF15LP02.

4. Teatro de Sombras

Usar a técnica de teatro de sombras para contar histórias é uma forma inovadora de envolver as crianças. Elas podem criar figuras e cenários, além de desenvolver a narrativa da história. Essa atividade estimula a imaginação e a coordenação motora. Habilidade BNCC: EI03EF01.

5. Jogo de Perguntas e Respostas

Após a contação de uma história, realizar um jogo de perguntas e respostas sobre o enredo. Essa atividade ajuda a desenvolver a compreensão de texto e a memória dos alunos, além de promover a interação entre eles. Habilidade BNCC: EF15LP03.

6. Mapa da História

Os alunos podem criar um mapa que represente os locais e eventos da história contada. Essa atividade estimula o pensamento crítico e a habilidade de síntese, além de ajudar a visualizar a narrativa de forma espacial. Habilidade BNCC: EF15LP04.

7. Música e Rimas

Incorporar músicas e rimas relacionadas à história pode tornar a contação mais dinâmica. Os alunos podem criar suas próprias canções inspiradas na narrativa, desenvolvendo habilidades rítmicas e de linguagem. Habilidade BNCC: EI03EF03.

8. Dramatização da História

Após a leitura de uma história, os alunos podem dramatizá-la. Essa atividade estimula a expressão corporal e a interpretação, além de promover a empatia ao vivenciar diferentes personagens. Habilidade BNCC: EF15AR01.

9. Criação de Final Alternativo

Propor que os alunos criem um final alternativo para a história lida. Essa atividade estimula a criatividade e a capacidade de argumentação, além de permitir que as crianças explorem diferentes possibilidades narrativas. Habilidade BNCC: EF15LP05.

10. Diário de Leitura

Criar um diário de leitura onde os alunos possam registrar suas impressões sobre as histórias lidas. Essa atividade incentiva a reflexão e a escrita, além de ajudar a desenvolver o gosto pela leitura. Habilidade BNCC: EF15LP06.