15 Ideias de Atividades (BNCC) para jardim 2

1. Atividade de Contação de Histórias

A contação de histórias é uma atividade que estimula a imaginação e a linguagem das crianças. Os professores podem escolher livros que abordem temas relacionados ao cotidiano dos alunos, como amizade, família e natureza. Durante a atividade, as crianças podem ser incentivadas a participar, fazendo perguntas ou até mesmo encenando partes da história. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EI01CG01, que envolve a apreciação de narrativas.

2. Jogo de Memória com Palavras

O jogo de memória é uma excelente maneira de trabalhar o vocabulário. Os professores podem criar cartas com palavras e imagens que representem essas palavras. As crianças devem encontrar os pares correspondentes, o que ajuda na fixação do conteúdo. Essa atividade atende à habilidade BNCC EI01LP01, que envolve a identificação de palavras em diferentes contextos.

3. Oficina de Artes com Materiais Recicláveis

Promover uma oficina de artes utilizando materiais recicláveis é uma forma de desenvolver a criatividade e a consciência ambiental. As crianças podem criar objetos ou obras de arte, aprendendo sobre a importância da reciclagem. Essa atividade se relaciona com a habilidade BNCC EI01ET01, que trata da exploração de diferentes materiais e técnicas.

4. Atividade de Jardinagem

Envolver os alunos em atividades de jardinagem é uma maneira prática de ensinar sobre a natureza e a importância das plantas. Os professores podem organizar um pequeno jardim na escola, onde as crianças aprendem a plantar e cuidar das plantas. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EI01CI01, que envolve a observação e o cuidado com o meio ambiente.

5. Brincadeiras de Roda

As brincadeiras de roda são tradicionais e ajudam a desenvolver a socialização e a coordenação motora das crianças. Os professores podem ensinar cantigas de roda e promover jogos que envolvam movimento e interação. Essa atividade atende à habilidade BNCC EI01EF01, que trata da participação em brincadeiras e jogos.

6. Criação de Cartazes sobre Animais

Os alunos podem criar cartazes sobre seus animais favoritos, incluindo informações como habitat, alimentação e características. Essa atividade estimula a pesquisa e a apresentação de informações. Está alinhada à habilidade BNCC EI01CI02, que envolve a exploração de diferentes seres vivos.

7. Experimentos Simples com Água

Realizar experimentos simples com água, como a flutuação de objetos, é uma forma de introduzir conceitos de ciências. Os alunos podem observar o que flutua e o que afunda, discutindo as razões por trás desses fenômenos. Essa atividade se relaciona com a habilidade BNCC EI01CI03, que envolve a observação de fenômenos naturais.

8. Atividade de Música e Movimento

Integrar música e movimento é uma maneira eficaz de desenvolver a coordenação motora e a expressão corporal. Os professores podem criar coreografias simples ou jogos musicais que incentivem a participação ativa das crianças. Essa atividade atende à habilidade BNCC EI01EF02, que envolve a expressão corporal e a apreciação musical.

9. Contagem de Objetos no Ambiente

Os professores podem levar as crianças para uma contagem de objetos no ambiente escolar, como árvores, bancos e brinquedos. Essa atividade ajuda a desenvolver habilidades matemáticas básicas, como contagem e comparação. Está alinhada à habilidade BNCC EI01MA01, que envolve a contagem de elementos em diferentes contextos.

10. Criação de Histórias em Quadrinhos

Estimular as crianças a criar suas próprias histórias em quadrinhos é uma forma divertida de trabalhar a narrativa e a criatividade. Os alunos podem desenhar e escrever suas histórias, desenvolvendo habilidades de escrita e ilustração. Essa atividade se relaciona à habilidade BNCC EI01LP02, que envolve a produção de textos em diferentes formatos.