15 Ideias de Atividades (BNCC) física ensino médio

1. Experimentos com Pêndulos

Os alunos podem realizar experimentos com pêndulos para estudar o movimento oscilatório. A atividade envolve a medição do período de oscilação de diferentes pêndulos, variando a massa e o comprimento do fio. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF09CI01, que aborda a investigação de fenômenos físicos.

2. Simulação de Lançamento de Projetéis

Utilizando simuladores online, os alunos podem explorar o lançamento de projetéis, variando ângulos e velocidades iniciais. Essa atividade permite a aplicação de conceitos de cinemática e está alinhada à habilidade BNCC EF09FIS03, que envolve a análise de movimentos.

3. Construção de Catapultas

Os estudantes podem construir catapultas simples utilizando materiais recicláveis. Essa atividade prática ajuda a entender os princípios da energia potencial e cinética, alinhando-se à habilidade BNCC EF09FIS04, que trata da transformação de energia.

4. Estudo do Movimento Circular

Os alunos podem realizar uma atividade em que observam o movimento circular de um objeto preso a um fio. Eles devem medir a velocidade e a aceleração centrípeta, relacionando com a habilidade BNCC EF09FIS05, que aborda o movimento circular e suas características.

5. Experimentos com Leis de Newton

Os estudantes podem realizar experimentos que demonstrem as três leis de Newton, utilizando carrinhos e rampas. Essa atividade prática está alinhada à habilidade BNCC EF09FIS02, que envolve a aplicação das leis de Newton em situações do cotidiano.

6. Análise de Gráficos de Movimento

Os alunos podem coletar dados de movimento de um objeto e, em seguida, criar gráficos de posição versus tempo e velocidade versus tempo. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF09FIS03, que envolve a interpretação de gráficos e dados experimentais.

7. Estudo do Som e Ondas

Os estudantes podem explorar a produção e a propagação do som, utilizando instrumentos musicais. A atividade pode incluir a medição da frequência e amplitude das ondas sonoras, alinhando-se à habilidade BNCC EF09FIS06, que trata das propriedades das ondas.

8. Experimentos com Termodinâmica

Os alunos podem realizar experimentos simples para observar as mudanças de estado da matéria, como a fusão e a ebulição. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF09FIS07, que aborda os princípios da termodinâmica e suas aplicações.

9. Estudo da Eletricidade Estática

Os estudantes podem realizar atividades que demonstrem a eletricidade estática, como a atração de pequenos objetos com balões. Essa atividade prática está alinhada à habilidade BNCC EF09FIS08, que envolve a compreensão dos fenômenos elétricos.

10. Análise de Circuitos Elétricos

Os alunos podem montar circuitos elétricos simples utilizando baterias, fios e lâmpadas. Essa atividade permite a exploração de conceitos de resistência e corrente elétrica, alinhando-se à habilidade BNCC EF09FIS09, que trata da análise de circuitos elétricos.

11. Estudo da Óptica com Lentes

Os estudantes podem realizar experimentos com lentes convergentes e divergentes, observando a formação de imagens. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF09FIS10, que aborda os princípios da óptica e suas aplicações.

12. Investigação sobre Forças e Movimento

Os alunos podem investigar a relação entre força e movimento, utilizando carrinhos e pesos. A atividade envolve a medição de aceleração e a aplicação da segunda lei de Newton, alinhando-se à habilidade BNCC EF09FIS02.

13. Estudo da Gravitação

Os estudantes podem realizar atividades que demonstrem a força da gravidade, como a queda de objetos de diferentes alturas. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF09FIS01, que aborda a gravitação e suas implicações.

14. Análise de Energia e Trabalho

Os alunos podem realizar atividades que envolvem o cálculo de trabalho e energia em diferentes situações, como subir uma rampa. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF09FIS04, que trata da relação entre trabalho e energia.

15. Experimentos com Magnetismo

Os estudantes podem explorar o magnetismo utilizando ímãs e objetos metálicos. A atividade pode incluir a medição da força magnética e está alinhada à habilidade BNCC EF09FIS08, que envolve a compreensão dos fenômenos magnéticos.