15 Ideias de Atividades (BNCC) educação financeira educação infantil

1. Jogo do Mercado

O Jogo do Mercado é uma atividade que simula a compra e venda de produtos, permitindo que as crianças compreendam conceitos básicos de oferta e demanda. Os alunos podem criar seus próprios produtos utilizando materiais recicláveis e, em seguida, participar de um mercado simulado. Essa atividade está alinhada à habilidade EF15MA01, que envolve a compreensão de situações que envolvem a troca de bens e serviços.

2. Caixa de Dinheiro

Os alunos podem criar uma caixa de dinheiro onde irão guardar “moedas” feitas de papel. A atividade consiste em simular a economia de um valor para comprar um brinquedo ou um lanche. Essa prática ajuda a desenvolver a habilidade EF15MA02, que trata da noção de economia e poupança.

3. Contando Histórias de Dinheiro

Contar histórias que envolvem dinheiro e compras é uma ótima maneira de introduzir o conceito de educação financeira. Os alunos podem criar suas próprias histórias e apresentá-las para a turma, desenvolvendo a habilidade EF15AR01, que envolve a expressão artística e a criatividade.

4. O Banco da Turma

Nesta atividade, os alunos criam um “banco” na sala de aula onde podem “depositar” e “sacar” suas economias fictícias. Essa atividade promove a compreensão de como funciona um banco e a importância da poupança, alinhando-se à habilidade EF15MA03, que aborda a relação entre consumo e economia.

5. Compras Inteligentes

Os alunos podem participar de uma atividade onde recebem uma quantia fictícia e devem fazer uma lista de compras. Eles devem pesquisar os preços e escolher os produtos que podem comprar com o valor disponível. Essa atividade está relacionada à habilidade EF15MA04, que envolve a comparação de preços e a tomada de decisões financeiras.

6. Jogo da Memória Financeira

Crie um jogo da memória com cartões que representam diferentes produtos e seus preços. Os alunos devem combinar os produtos com os preços corretos, desenvolvendo a habilidade EF15MA05, que trata da associação entre valores e bens.

7. Planejamento de Festa

Os alunos podem planejar uma festa com um orçamento específico. Eles devem decidir sobre os itens que desejam comprar e quanto cada um custará. Essa atividade está alinhada à habilidade EF15MA06, que envolve a elaboração de um planejamento financeiro.

8. A História do Dinheiro

Os alunos podem pesquisar e apresentar a história do dinheiro, desde a troca de bens até a moeda atual. Essa atividade promove o entendimento sobre a evolução do dinheiro e se relaciona com a habilidade EF15HI01, que aborda a história e a cultura.

9. Criação de Cartões de Compras

Os alunos podem criar cartões de compras que representam diferentes valores. Eles devem usar esses cartões em simulações de compras, aprendendo sobre a utilização de cartões de crédito e débito. Essa atividade se alinha à habilidade EF15MA07, que trata do uso consciente do dinheiro.

10. O Ciclo do Dinheiro

Os alunos podem aprender sobre o ciclo do dinheiro através de uma atividade prática onde eles simulam a produção, venda e consumo de produtos. Essa atividade está relacionada à habilidade EF15MA08, que envolve a compreensão do ciclo econômico.