15 Ideias de Atividades (BNCC) 1º ano ensino médio matemática

1. Resolução de Problemas com Números Racionais

Uma atividade prática que envolve a resolução de problemas utilizando números racionais. Os alunos podem trabalhar em grupos para criar e resolver problemas que envolvam frações e decimais, aplicando a habilidade EM13MAT101 da BNCC. Essa atividade estimula o raciocínio lógico e a colaboração entre os estudantes.

2. Criação de Gráficos com Dados Reais

Nesta atividade, os alunos coletam dados de interesse, como a temperatura ao longo da semana, e criam gráficos para representar essas informações. A habilidade EM13MAT102 é trabalhada ao analisar e interpretar gráficos, promovendo a compreensão de dados estatísticos.

3. Jogos Matemáticos com Números Inteiros

Os alunos podem participar de jogos que envolvem operações com números inteiros, como bingo ou dominó matemático. Essa atividade está alinhada à habilidade EM13MAT103, onde os estudantes praticam adição, subtração, multiplicação e divisão de forma lúdica e interativa.

4. Estudo de Funções Através de Gráficos

Os alunos exploram diferentes tipos de funções (linear, quadrática, etc.) e suas representações gráficas. A habilidade EM13MAT104 é abordada ao discutir as características das funções e suas aplicações em situações do cotidiano.

5. Análise de Dados Estatísticos

Os alunos realizam uma pesquisa sobre um tema de interesse e coletam dados para análise estatística. A atividade envolve a aplicação da habilidade EM13MAT105, onde os estudantes aprendem a calcular média, mediana e moda, além de interpretar os resultados.

6. Construção de Modelos Matemáticos

Nesta atividade, os alunos criam modelos matemáticos para resolver problemas reais, como calcular a área de um terreno. A habilidade EM13MAT106 é trabalhada ao desenvolver a capacidade de modelagem e aplicação de conceitos matemáticos em situações práticas.

7. Simulações de Situações Financeiras

Os alunos simulam situações financeiras, como a compra de produtos e o cálculo de juros. Essa atividade está alinhada à habilidade EM13MAT107, onde os estudantes aprendem sobre porcentagens e suas aplicações no dia a dia.

8. Debates sobre Temas Matemáticos

Os alunos participam de debates sobre a importância da matemática em diversas áreas, como ciência e tecnologia. A habilidade EM13MAT108 é abordada ao desenvolver o pensamento crítico e a argumentação dos estudantes sobre o papel da matemática na sociedade.

9. Criação de Problemas Matemáticos

Os alunos são desafiados a criar seus próprios problemas matemáticos, utilizando diferentes operações e conceitos. Essa atividade estimula a criatividade e está alinhada à habilidade EM13MAT109, promovendo a compreensão profunda dos conteúdos estudados.

10. Projetos Interdisciplinares com Matemática

Os alunos desenvolvem projetos que integrem a matemática com outras disciplinas, como ciências ou história. A habilidade EM13MAT110 é trabalhada ao mostrar como a matemática é fundamental em diversas áreas do conhecimento, promovendo uma aprendizagem mais significativa.