15 Ideias de Atividades (BNCC) para primeiro ano

1. Jogo da Memória com Palavras

Uma atividade divertida que estimula a memória e o vocabulário dos alunos. Os professores podem criar cartões com palavras e imagens correspondentes, desafiando os alunos a encontrarem os pares. Essa atividade está alinhada à habilidade EF15LP01, que envolve a leitura e interpretação de palavras e imagens.

2. Contação de Histórias com Fantoches

Utilizar fantoches para contar histórias é uma maneira envolvente de desenvolver a imaginação e a linguagem oral dos alunos. Os professores podem incentivar os alunos a criar suas próprias histórias, promovendo a habilidade EF15LP03, que trata da produção de textos orais.

3. Pintura com os Sentidos

Esta atividade permite que os alunos explorem a pintura utilizando diferentes materiais, como areia, folhas e tintas. Além de estimular a criatividade, promove a habilidade EF02AR01, que envolve a apreciação e a produção de arte.

4. Caça ao Tesouro Matemático

Os professores podem criar uma caça ao tesouro onde os alunos resolvem problemas matemáticos para encontrar pistas. Essa atividade é excelente para trabalhar a habilidade EF15MA01, que envolve a resolução de problemas e o raciocínio lógico.

5. Experimentos Científicos Simples

Realizar experimentos simples, como a mistura de água e óleo, ajuda os alunos a compreender conceitos básicos de ciências. Essa atividade está alinhada à habilidade EF02CI01, que envolve a observação e a investigação de fenômenos naturais.

6. Criação de um Diário de Classe

Os alunos podem manter um diário onde registram suas atividades diárias, reflexões e aprendizados. Essa prática desenvolve a escrita e está relacionada à habilidade EF15LP04, que trata da produção de textos escritos.

7. Jogos de Rimas

Os professores podem organizar jogos onde os alunos precisam encontrar palavras que rimam. Essa atividade é divertida e ajuda a desenvolver a consciência fonológica, alinhando-se à habilidade EF15LP02, que envolve a identificação de rimas e sons.

8. Atividades de Leitura Compartilhada

Realizar sessões de leitura compartilhada onde o professor lê um livro e os alunos discutem a história. Essa prática estimula a interpretação e está alinhada à habilidade EF15LP05, que envolve a compreensão de textos literários.

9. Criação de Cartazes Temáticos

Os alunos podem criar cartazes sobre temas estudados, utilizando desenhos e palavras. Essa atividade promove a expressão artística e está relacionada à habilidade EF02AR02, que envolve a produção de arte visual.

10. Jogos de Tabuleiro Educativos

Utilizar jogos de tabuleiro que envolvem matemática, português ou ciências é uma forma lúdica de aprender. Essa atividade pode ser alinhada a diversas habilidades, como EF15MA02 e EF15LP06, que envolvem a resolução de problemas e a leitura de diferentes tipos de textos.