15 Ideias de Atividades (BNCC) adição educação infantil

1. Jogo da Memória com Números

Uma atividade lúdica que estimula a memória e o reconhecimento de números. Os alunos podem criar cartas com números e suas representações visuais, como pontos ou objetos. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF01MA01, que envolve a leitura e a escrita de números.

2. Contagem com Brinquedos

Utilizar brinquedos, como blocos ou bonecos, para ensinar contagem. Os alunos podem agrupar os brinquedos e contar quantos há em cada grupo. Essa atividade atende à habilidade BNCC EF01MA02, que trata da contagem e do reconhecimento de quantidades.

3. Criação de Gráficos com Frutas

Os alunos podem coletar diferentes tipos de frutas e criar gráficos de barras ou pictogramas para representar a quantidade de cada fruta. Essa atividade está relacionada à habilidade BNCC EF01MA03, que envolve a coleta e a organização de dados.

4. Jogo de Adição com Dados

Utilizar dados para criar um jogo de adição. Os alunos jogam os dados e somam os números que saem, registrando os resultados. Essa atividade se alinha à habilidade BNCC EF01MA04, que envolve a adição de números.

5. Atividade de Adição com Desenhos

Os alunos desenham objetos e, em seguida, realizam adições com esses desenhos. Por exemplo, podem desenhar 3 maçãs e 2 peras e, depois, contar quantas frutas têm no total. Essa atividade atende à habilidade BNCC EF01MA05, que envolve a resolução de problemas de adição.

6. Contagem de Passos

Os alunos podem realizar uma caminhada e contar quantos passos dão. Essa atividade pode ser feita em grupo, e os alunos podem registrar suas contagens. Está alinhada à habilidade BNCC EF01MA06, que envolve a contagem em situações do cotidiano.

7. Bingo da Adição

Criar um jogo de bingo onde os alunos devem resolver operações de adição para marcar os números em suas cartelas. Essa atividade se relaciona à habilidade BNCC EF01MA07, que envolve a prática de operações matemáticas.

8. Histórias com Adição

Os alunos podem criar pequenas histórias que envolvam adições, como “Se eu tenho 2 gatos e ganho mais 3, quantos gatos eu tenho agora?”. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF01MA08, que envolve a interpretação de problemas matemáticos.

9. Jogo de Tabuleiro de Adição

Desenvolver um jogo de tabuleiro onde os alunos avançam casas ao resolver problemas de adição. Essa atividade atende à habilidade BNCC EF01MA09, que envolve a resolução de problemas em jogos.

10. Música da Adição

Criar uma música ou rima que envolva adições, ajudando os alunos a memorizar as operações de forma divertida. Essa atividade se alinha à habilidade BNCC EF01MA10, que envolve a utilização de diferentes linguagens para aprender matemática.