15 Ideias de Atividades (BNCC) para educação especial autismo

1. Atividade de Identificação de Emoções

Uma atividade que ajuda alunos com autismo a reconhecer e expressar emoções é a identificação de emoções através de cartões ilustrados. Os alunos podem trabalhar em grupos ou individualmente, utilizando cartões que mostram diferentes expressões faciais. O professor pode pedir que os alunos nomeiem a emoção e compartilhem uma situação em que se sentiram assim. Essa atividade está alinhada com a habilidade BNCC EF15LP05, que aborda a expressão e a compreensão de emoções.

2. Jogo de Cores e Formas

Utilizar jogos que envolvem cores e formas é uma excelente maneira de desenvolver habilidades cognitivas e motoras. Os alunos podem classificar objetos por cor ou forma, o que também ajuda na organização e categorização. Essa atividade pode ser relacionada à habilidade BNCC EF01MA02, que trata da identificação e classificação de formas e cores.

3. Contação de Histórias com Fantoches

A contação de histórias utilizando fantoches é uma forma lúdica de estimular a comunicação e a criatividade. Os alunos podem criar suas próprias histórias e representá-las com fantoches, promovendo a interação social. Essa atividade se alinha à habilidade BNCC EF15LP06, que incentiva a produção e a interpretação de narrativas.

4. Atividade de Sequência Lógica

Propor atividades que envolvam sequências lógicas, como ordenar imagens que contam uma história, ajuda os alunos a desenvolverem o raciocínio lógico. Os alunos podem trabalhar em grupos para discutir a ordem correta das imagens. Essa atividade está relacionada à habilidade BNCC EF01MA03, que aborda a construção de sequências lógicas.

5. Oficina de Artes Visuais

Realizar uma oficina de artes visuais onde os alunos possam explorar diferentes materiais e técnicas é uma ótima maneira de estimular a criatividade. Os alunos podem criar suas próprias obras de arte, expressando-se livremente. Essa atividade se alinha à habilidade BNCC EF15AR01, que incentiva a criação artística.

6. Atividade de Música e Movimento

Integrar música e movimento em atividades educativas é uma maneira eficaz de engajar alunos com autismo. Os alunos podem participar de danças e jogos musicais que promovem a coordenação motora e a socialização. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF15AR02, que aborda a expressão corporal e musical.

7. Jogo de Memória com Palavras

Um jogo de memória que utiliza palavras e imagens é uma excelente forma de trabalhar a memória e o vocabulário. Os alunos podem jogar em duplas, ajudando-se mutuamente a encontrar os pares. Essa atividade se relaciona à habilidade BNCC EF15LP04, que trata do reconhecimento e uso de palavras em contextos variados.

8. Atividade de Jardinagem

Incluir atividades de jardinagem na rotina escolar pode ser muito benéfico. Os alunos podem aprender sobre o ciclo de vida das plantas e a importância da natureza, além de desenvolver habilidades motoras ao plantar e cuidar das plantas. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF02CI03, que aborda a observação e o cuidado com o meio ambiente.

9. Jogo de Role-Playing

Atividades de role-playing, onde os alunos assumem diferentes papéis em situações sociais, ajudam a desenvolver habilidades sociais e de empatia. Os alunos podem simular situações do cotidiano, como ir ao mercado ou fazer novos amigos. Essa atividade se alinha à habilidade BNCC EF15LP07, que incentiva a prática de interações sociais.

10. Atividade de Contagem com Objetos

Utilizar objetos do cotidiano para ensinar contagem é uma maneira prática e visual de desenvolver habilidades matemáticas. Os alunos podem contar brinquedos, frutas ou outros itens, facilitando a compreensão de números e quantidades. Essa atividade está relacionada à habilidade BNCC EF01MA01, que trata da contagem e reconhecimento de números.