15 Ideias de Atividades (BNCC) quem sou eu educação infantil

1. Apresentação Pessoal com Desenhos

Uma atividade divertida e interativa onde as crianças desenham a si mesmas e escrevem seu nome. Essa atividade estimula a autoexpressão e a criatividade, além de promover o reconhecimento da identidade. A habilidade BNCC correspondente é EI03CG01, que aborda a expressão de sentimentos e emoções através de diferentes linguagens.

2. Jogo da Memória com Características Pessoais

Os alunos criam cartas com características pessoais (como cor do cabelo, hobbies, etc.) e jogam um jogo da memória. Essa atividade ajuda a desenvolver a memória e a socialização, além de promover o reconhecimento das diferenças individuais. A habilidade BNCC relacionada é EI03ET01, que trata da valorização da diversidade.

3. Mapa da Família

Criar um mapa ou um mural que represente a família de cada aluno. Eles podem desenhar ou colar fotos de seus familiares. Essa atividade promove a compreensão das relações familiares e a construção da identidade. A habilidade BNCC correspondente é EI03EF01, que aborda a convivência e a interação familiar.

4. Roda de Conversa sobre Sonhos e Desejos

Os alunos se reúnem em uma roda de conversa para compartilhar seus sonhos e desejos. Essa atividade estimula a comunicação e a empatia entre os alunos. A habilidade BNCC relacionada é EI03CG02, que envolve a escuta ativa e o respeito às opiniões dos outros.

5. Criação de um Livro de Histórias Pessoais

Cada aluno cria uma página em um livro coletivo, contando uma história sobre si mesmo. Essa atividade incentiva a escrita e a criatividade, além de promover a partilha de experiências. A habilidade BNCC correspondente é EI03LP01, que trata da produção de textos orais e escritos.

6. Atividade de Identificação de Sentimentos

Utilizando cartões com diferentes expressões faciais, os alunos identificam e discutem sentimentos. Essa atividade ajuda a desenvolver a inteligência emocional e a empatia. A habilidade BNCC relacionada é EI03CG03, que aborda a identificação e a expressão de sentimentos.

7. Jogo de Perguntas e Respostas sobre Si Mesmo

Os alunos fazem perguntas uns aos outros sobre suas preferências e gostos. Essa atividade promove a interação social e o conhecimento mútuo. A habilidade BNCC correspondente é EI03ET02, que trata da convivência e do respeito às diferenças.

8. Criação de um Cartaz de Identidade

Cada aluno cria um cartaz que representa sua identidade, incluindo informações como nome, idade, hobbies e sonhos. Essa atividade estimula a autoafirmação e a criatividade. A habilidade BNCC relacionada é EI03EF02, que aborda a construção da identidade pessoal.

9. Teatro de Fantoches sobre a Vida Pessoal

Os alunos criam fantoches e encenam histórias que refletem suas vidas e experiências. Essa atividade incentiva a expressão artística e a comunicação. A habilidade BNCC correspondente é EI03AR01, que trata da expressão artística através de diferentes linguagens.

10. Mural de Valores Pessoais

Os alunos criam um mural coletivo onde colam palavras que representam valores importantes para eles, como amizade, respeito e amor. Essa atividade promove a reflexão sobre valores e a convivência em grupo. A habilidade BNCC relacionada é EI03CG04, que aborda a construção de relações saudáveis.