15 Ideias de Atividades (BNCC) sobre o alfabeto

1. Jogo da Memória do Alfabeto

Uma atividade divertida que envolve a criação de cartas com letras do alfabeto e imagens de objetos que começam com essas letras. Os alunos devem encontrar os pares correspondentes, ajudando a reforçar a associação entre letras e sons. Habilidade BNCC: EF15LP01.

2. Caça-Palavras do Alfabeto

Os alunos recebem uma grade com letras dispostas aleatoriamente e devem encontrar palavras que começam com cada letra do alfabeto. Essa atividade estimula a busca e o reconhecimento das letras em diferentes contextos. Habilidade BNCC: EF15LP02.

3. Alfabeto em Movimento

Os alunos formam grupos e recebem uma letra do alfabeto. Eles devem criar uma coreografia ou movimento que represente a letra e, em seguida, apresentar para a turma. Essa atividade promove a interação e o aprendizado kinestésico. Habilidade BNCC: EF15LP03.

4. Histórias do Alfabeto

Cada aluno escolhe uma letra e deve criar uma pequena história que comece com essa letra. Depois, eles compartilham suas histórias com a turma, o que estimula a criatividade e a prática da escrita. Habilidade BNCC: EF15LP04.

5. Alfabeto Ilustrado

Os alunos devem desenhar ou colar imagens que representem palavras que começam com cada letra do alfabeto em um cartaz. Essa atividade ajuda a fixar o conhecimento das letras de forma visual. Habilidade BNCC: EF15LP05.

6. Bingo do Alfabeto

Crie cartelas de bingo com letras do alfabeto. O professor chama palavras e os alunos devem marcar a letra correspondente em suas cartelas. Essa atividade é uma forma lúdica de aprender e revisar o alfabeto. Habilidade BNCC: EF15LP06.

7. Alfabeto em Família

Os alunos devem entrevistar seus familiares para descobrir palavras que começam com cada letra do alfabeto. Depois, eles compartilham suas descobertas com a turma, promovendo a interação entre escola e família. Habilidade BNCC: EF15LP07.

8. Música do Alfabeto

Os alunos criam uma canção que inclua todas as letras do alfabeto. Essa atividade estimula a memorização e a criatividade, além de ser uma forma divertida de aprender. Habilidade BNCC: EF15LP08.

9. Alfabeto em Quadrinhos

Cada aluno deve criar uma tira de quadrinhos que inclua personagens e palavras que começam com uma letra específica. Essa atividade combina arte e linguagem, promovendo a expressão criativa. Habilidade BNCC: EF15LP09.

10. Alfabeto Sensorial

Os alunos devem criar letras do alfabeto utilizando diferentes materiais (areia, algodão, papel, etc.) para explorar as texturas. Essa atividade é ideal para desenvolver habilidades motoras e sensoriais. Habilidade BNCC: EF15LP10.