15 Ideias de Atividades (BNCC) de informática

1. Criação de Apresentações Multimídia

Os alunos podem utilizar softwares como PowerPoint ou Google Slides para criar apresentações sobre temas variados, integrando texto, imagens e vídeos. Essa atividade desenvolve a habilidade de comunicação e a capacidade de sintetizar informações. Habilidade BNCC: EF15LP15.

2. Programação de Jogos Simples

Utilizando plataformas como Scratch, os alunos podem programar jogos simples, aprendendo conceitos básicos de lógica de programação e raciocínio computacional. Essa atividade estimula a criatividade e o trabalho em equipe. Habilidade BNCC: EF15ET01.

3. Pesquisa e Criação de Blogs

Os alunos podem pesquisar sobre um tema de interesse e criar um blog utilizando plataformas como WordPress ou Blogger. Essa atividade incentiva a escrita criativa e a organização de ideias. Habilidade BNCC: EF15LP14.

4. Edição de Vídeos Educativos

Usando softwares como Windows Movie Maker ou aplicativos de edição no celular, os alunos podem produzir vídeos educativos sobre temas estudados em sala de aula. Essa atividade desenvolve habilidades de comunicação e expressão. Habilidade BNCC: EF15LP16.

5. Criação de Infográficos

Os alunos podem utilizar ferramentas como Canva ou Piktochart para criar infográficos que resumam informações sobre um tema específico. Essa atividade ajuda na visualização de dados e na síntese de informações. Habilidade BNCC: EF15LP13.

6. Simulações de Realidade Aumentada

Utilizando aplicativos de realidade aumentada, os alunos podem explorar conteúdos de forma interativa, como visualizar estruturas moleculares ou monumentos históricos. Essa atividade promove o aprendizado ativo e a curiosidade. Habilidade BNCC: EF15ET02.

7. Desenvolvimento de Aplicativos Simples

Os alunos podem aprender a criar aplicativos básicos utilizando plataformas como App Inventor. Essa atividade estimula o pensamento crítico e a resolução de problemas. Habilidade BNCC: EF15ET03.

8. Criação de Podcasts

Os alunos podem gravar e editar podcasts sobre temas de interesse, desenvolvendo habilidades de fala e escuta. Essa atividade incentiva a pesquisa e a organização de conteúdo. Habilidade BNCC: EF15LP17.

9. Jogos de Tabuleiro Digitais

Os alunos podem criar versões digitais de jogos de tabuleiro clássicos utilizando ferramentas como o Genially. Essa atividade promove a criatividade e o trabalho em grupo. Habilidade BNCC: EF15ET04.

10. Criação de Sites Pessoais

Os alunos podem aprender a criar sites pessoais utilizando plataformas como Wix ou Weebly, onde podem compartilhar suas experiências e projetos. Essa atividade desenvolve habilidades de design e comunicação. Habilidade BNCC: EF15LP18.

11. Análise de Dados com Planilhas

Utilizando ferramentas como Google Sheets, os alunos podem coletar e analisar dados de pesquisas realizadas em sala de aula, aprendendo a criar gráficos e tabelas. Essa atividade desenvolve habilidades matemáticas e analíticas. Habilidade BNCC: EF15MA15.

12. Criação de Jogos Educativos

Os alunos podem desenvolver jogos educativos utilizando plataformas como Kahoot! ou Quizizz, promovendo o aprendizado de forma lúdica e interativa. Essa atividade estimula a colaboração e a competição saudável. Habilidade BNCC: EF15ET05.

13. Realização de Experimentos Virtuais

Os alunos podem utilizar simuladores online para realizar experimentos de ciências, permitindo a exploração de conceitos de forma segura e acessível. Essa atividade promove a curiosidade científica e o método experimental. Habilidade BNCC: EF15CI01.

14. Criação de Animações

Utilizando ferramentas como Animaker ou Powtoon, os alunos podem criar animações sobre temas estudados, desenvolvendo habilidades de narrativa e criatividade. Habilidade BNCC: EF15LP19.

15. Participação em Fóruns Online

Os alunos podem participar de fóruns online relacionados a temas de interesse, aprendendo a argumentar e debater de forma respeitosa. Essa atividade desenvolve habilidades de comunicação e cidadania digital. Habilidade BNCC: EF15LP20.