15 Ideias de Atividades (BNCC) educação infantil 4 anos vogais

1. Jogo das Vogais

Uma atividade divertida onde as crianças devem identificar e classificar objetos que começam com cada uma das vogais. Os alunos podem trazer de casa objetos ou imagens, e o professor pode criar um mural com as vogais. Essa atividade está alinhada à habilidade EF15LP01 da BNCC, que aborda a identificação de letras e sons.

2. Cartões de Vogais

Os alunos podem criar cartões ilustrados com as vogais e desenhar ou colar imagens de palavras que começam com cada letra. Essa atividade estimula a criatividade e a associação de sons às letras, atendendo à habilidade EF15LP02 da BNCC.

3. Música das Vogais

Utilizar músicas infantis que enfatizam as vogais pode ser uma ótima maneira de ensinar. As crianças podem cantar e dançar, reforçando a aprendizagem auditiva. Essa atividade se relaciona com a habilidade EF15LP03 da BNCC, que envolve a apreciação musical.

4. Caça às Vogais

Organizar uma caça ao tesouro onde as crianças devem encontrar objetos ou imagens que contenham vogais específicas. Essa atividade promove a observação e a identificação de letras em diferentes contextos, alinhando-se à habilidade EF15LP04 da BNCC.

5. Pintura das Vogais

As crianças podem pintar letras em grandes cartolinas e, em seguida, colar imagens que representem palavras que começam com essas letras. Essa atividade estimula a coordenação motora e a associação de sons, atendendo à habilidade EF15LP05 da BNCC.

6. Teatro das Vogais

Promover uma pequena peça de teatro onde as crianças representam palavras que começam com vogais. Essa atividade desenvolve a expressão oral e a criatividade, alinhando-se à habilidade EF15LP06 da BNCC.

7. Bingo das Vogais

Criar um jogo de bingo onde as crianças devem marcar as vogais que ouvirem durante a leitura de uma história. Essa atividade incentiva a escuta atenta e a identificação de letras, conforme a habilidade EF15LP07 da BNCC.

8. Livro das Vogais

Os alunos podem criar um livro ilustrado onde cada página representa uma vogal, com desenhos e palavras que começam com essa letra. Essa atividade promove a escrita e a leitura, alinhando-se à habilidade EF15LP08 da BNCC.

9. Jogo da Memória com Vogais

Desenvolver um jogo da memória onde as cartas contenham letras e imagens de palavras que começam com essas letras. Essa atividade estimula a memória e a associação, atendendo à habilidade EF15LP09 da BNCC.

10. Histórias com Vogais

Contar histórias que enfatizem palavras com vogais e pedir que as crianças identifiquem as vogais durante a narrativa. Essa atividade promove a compreensão auditiva e a identificação de letras, alinhando-se à habilidade EF15LP10 da BNCC.