15 Ideias de Atividades (BNCC) de artes 4º ano ensino fundamental

1. Criação de Máscaras de Animais

Os alunos podem criar máscaras de diferentes animais utilizando papel, tintas e outros materiais recicláveis. Essa atividade estimula a criatividade e a expressão artística, além de promover o trabalho em grupo. As habilidades da BNCC relacionadas a essa atividade incluem: EF15AR01 e EF15AR02, que abordam a exploração de diferentes linguagens artísticas e a criação de produções artísticas.

2. Pintura Coletiva

Organizar uma pintura coletiva em um grande papel kraft, onde cada aluno pode contribuir com uma parte da obra. Essa atividade promove a colaboração e a interação entre os alunos, além de desenvolver a percepção estética. As habilidades da BNCC que podem ser trabalhadas são: EF15AR03 e EF15AR04, que tratam da apreciação e produção de obras de arte em grupo.

3. Montagem de Colagens

Os alunos podem criar colagens utilizando recortes de revistas, jornais e outros materiais. Essa atividade estimula a criatividade e a habilidade de compor imagens. As habilidades da BNCC relacionadas incluem: EF15AR05 e EF15AR06, que abordam a experimentação de diferentes técnicas e a criação de composições visuais.

4. Criação de Histórias em Quadrinhos

Os alunos podem desenvolver suas próprias histórias em quadrinhos, utilizando desenhos e diálogos. Essa atividade estimula a narrativa visual e a expressão pessoal. As habilidades da BNCC que podem ser trabalhadas são: EF15AR07 e EF15AR08, que tratam da criação de narrativas visuais e da utilização de diferentes linguagens artísticas.

5. Teatro de Fantoches

Os alunos podem criar fantoches e encenar pequenas peças teatrais. Essa atividade desenvolve a expressão corporal e a criatividade, além de promover o trabalho em equipe. As habilidades da BNCC relacionadas incluem: EF15AR09 e EF15AR10, que abordam a criação e a apresentação de performances teatrais.

6. Desenho ao Ar Livre

Levar os alunos para desenhar ao ar livre, observando a natureza e o ambiente ao redor. Essa atividade estimula a observação e a representação do mundo real. As habilidades da BNCC que podem ser trabalhadas são: EF15AR11 e EF15AR12, que tratam da observação e da representação de diferentes realidades.

7. Criação de Mosaicos

Os alunos podem criar mosaicos utilizando pedaços de papel colorido ou outros materiais. Essa atividade desenvolve a coordenação motora e a percepção estética. As habilidades da BNCC relacionadas incluem: EF15AR13 e EF15AR14, que abordam a experimentação de diferentes técnicas e a criação de composições artísticas.

8. Oficina de Escultura

Os alunos podem trabalhar com argila ou massinha para criar esculturas. Essa atividade estimula a criatividade e a percepção tátil. As habilidades da BNCC que podem ser trabalhadas são: EF15AR15 e EF15AR16, que tratam da criação de obras tridimensionais e da exploração de diferentes materiais.

9. Criação de Cartazes

Os alunos podem criar cartazes sobre temas de interesse, utilizando diferentes técnicas de colagem e pintura. Essa atividade desenvolve a comunicação visual e a expressão artística. As habilidades da BNCC relacionadas incluem: EF15AR17 e EF15AR18, que abordam a criação de produções artísticas com mensagens sociais.

10. Apresentação de Danças Folclóricas

Os alunos podem pesquisar e apresentar danças folclóricas de diferentes regiões do Brasil. Essa atividade promove a valorização da cultura e a expressão corporal. As habilidades da BNCC que podem ser trabalhadas são: EF15AR19 e EF15AR20, que tratam da apreciação e da prática de diferentes manifestações culturais.