15 Ideias de Atividades (BNCC) Branca de Neve educação infantil

1. Contação de História com Fantoches

Utilizando fantoches, os professores podem contar a história de Branca de Neve de forma interativa. As crianças podem participar da narrativa, manipulando os fantoches e expressando suas emoções. Essa atividade estimula a criatividade e a linguagem oral, além de promover a empatia ao discutir os sentimentos dos personagens. Habilidade BNCC: EI01CG01.

2. Desenho da Branca de Neve e os Sete Anões

As crianças podem desenhar a Branca de Neve e os sete anões, explorando suas características físicas e emocionais. Essa atividade incentiva a expressão artística e a observação, além de permitir que os alunos discutam as qualidades de cada personagem. Habilidade BNCC: EI03CG02.

3. Jogo de Memória com Personagens

Crie um jogo de memória utilizando cartas com imagens dos personagens da história. As crianças devem encontrar os pares correspondentes, o que ajuda a desenvolver a memória e a concentração. Além disso, essa atividade pode ser uma oportunidade para discutir as características de cada personagem. Habilidade BNCC: EI03EF01.

4. Atividade de Recorte e Colagem

Forneça revistas e materiais de papel para que as crianças recortem e montem cenas da história de Branca de Neve. Essa atividade estimula a coordenação motora fina e a criatividade, além de permitir que os alunos reinterpretem a história de maneira única. Habilidade BNCC: EI03ET01.

5. Teatro de Sombras

Os alunos podem criar um teatro de sombras utilizando recortes dos personagens e uma fonte de luz. Essa atividade promove a imaginação e a expressão corporal, além de permitir que as crianças recontam a história de forma lúdica. Habilidade BNCC: EI01CG02.

6. Música e Dança da Branca de Neve

Incentive as crianças a criar uma dança inspirada na história de Branca de Neve, utilizando músicas que remetam à narrativa. Essa atividade promove a expressão corporal e a musicalidade, além de ser uma forma divertida de aprender sobre a história. Habilidade BNCC: EI03EM01.

7. Criação de Máscaras dos Personagens

As crianças podem criar máscaras dos personagens da história, como Branca de Neve e a Rainha Má. Essa atividade estimula a criatividade e a expressão artística, além de permitir que os alunos se envolvam mais na narrativa ao usarem as máscaras em dramatizações. Habilidade BNCC: EI03ET02.

8. Caça ao Tesouro Temática

Organize uma caça ao tesouro com pistas relacionadas à história de Branca de Neve. As crianças devem seguir as pistas para encontrar objetos que representam a narrativa, o que estimula o raciocínio lógico e o trabalho em equipe. Habilidade BNCC: EI03EF02.

9. Criação de um Livro Coletivo

As crianças podem colaborar para criar um livro coletivo sobre a história de Branca de Neve, onde cada aluno contribui com uma página. Essa atividade promove a escrita e a leitura, além de incentivar o trabalho em grupo e a valorização das ideias de cada um. Habilidade BNCC: EI03EF03.

10. Discussão sobre Valores e Moral da História

Promova uma discussão em sala de aula sobre os valores e a moral da história de Branca de Neve. Pergunte às crianças o que aprenderam com a história e como podem aplicar esses ensinamentos em suas vidas. Essa atividade estimula o pensamento crítico e a reflexão. Habilidade BNCC: EI01ET01.