15 Ideias de Atividades (BNCC) numeral 6 educação infantil

A primeira ideia de atividade é a “Caça ao Tesouro”. As crianças podem ser divididas em grupos e receber pistas que as levem a diferentes locais dentro da sala de aula ou do pátio da escola. Essa atividade estimula a colaboração e o trabalho em equipe, além de desenvolver habilidades de leitura e interpretação. A habilidade BNCC correspondente é a EI03CG02.

A segunda atividade é a “Roda de Histórias”, onde os alunos podem compartilhar histórias que conhecem ou criar suas próprias narrativas. Essa prática não só melhora a expressão oral, mas também incentiva a criatividade. A habilidade BNCC relacionada é a EI03EF01.

A terceira ideia é a “Oficina de Artes”, onde as crianças podem explorar diferentes materiais como tinta, papel, e argila para criar suas obras. Essa atividade promove a expressão artística e a coordenação motora. A habilidade BNCC correspondente é a EI03CG03.

A quarta atividade é o “Jogo dos Sentidos”, onde as crianças são desafiadas a identificar objetos apenas pelo toque ou pelo cheiro. Essa atividade é excelente para desenvolver a percepção sensorial e a linguagem. A habilidade BNCC relacionada é a EI03EF02.

A quinta ideia é a “Dança das Cadeiras”, que além de ser uma brincadeira divertida, ajuda as crianças a aprender sobre regras e a importância de respeitar o espaço do outro. A habilidade BNCC correspondente é a EI03EF03.

A sexta atividade é a “Experiência Científica”, onde os alunos podem realizar experimentos simples, como misturar água e corante. Isso estimula a curiosidade e o raciocínio lógico. A habilidade BNCC relacionada é a EI03ET01.

A sétima ideia é a “Teatro de Fantoches”, onde as crianças podem criar suas próprias histórias e personagens, desenvolvendo habilidades de comunicação e criatividade. A habilidade BNCC correspondente é a EI03EF04.

A oitava atividade é a “Jardinagem”, onde os alunos podem plantar sementes e cuidar das plantas. Essa atividade ensina sobre a natureza e a responsabilidade. A habilidade BNCC relacionada é a EI03CI01.

A nona ideia é a “Culinária”, onde as crianças podem participar da preparação de receitas simples. Essa atividade é ótima para ensinar sobre medidas e ingredientes, além de promover o trabalho em equipe. A habilidade BNCC correspondente é a EI03EF05.

A décima atividade é a “Música e Movimento”, onde as crianças podem explorar diferentes ritmos e danças. Essa atividade ajuda no desenvolvimento motor e na expressão corporal. A habilidade BNCC relacionada é a EI03EF06.

A décima primeira ideia é a “Construção de Blocos”, onde as crianças podem usar blocos de montar para criar estruturas. Essa atividade estimula a criatividade e o raciocínio espacial. A habilidade BNCC correspondente é a EI03MT01.

A décima segunda atividade é a “Brincadeira de Faz de Conta”, onde as crianças podem assumir diferentes papéis e criar cenários. Essa prática é fundamental para o desenvolvimento social e emocional. A habilidade BNCC relacionada é a EI03EF07.

A décima terceira ideia é a “Atividades ao Ar Livre”, onde as crianças podem participar de jogos e brincadeiras no parque ou no pátio. Essa atividade promove a saúde física e o bem-estar. A habilidade BNCC correspondente é a EI03EF08.

A décima quarta atividade é a “Contação de Histórias com Ilustrações”, onde as crianças podem ilustrar suas histórias favoritas. Isso estimula a criatividade e a interpretação visual. A habilidade BNCC relacionada é a EI03EF09.

A décima quinta ideia é a “Brincadeiras Tradicionais”, onde as crianças podem aprender e praticar jogos populares, como “Pula Corda” e “Esconde-Esconde”. Essas atividades promovem a socialização e o respeito às tradições. A habilidade BNCC correspondente é a EI03EF10.