15 Ideias de Atividades (BNCC) pronto de física

1. Experimentos com Pêndulos

Os pêndulos são uma excelente forma de ensinar conceitos de movimento e gravidade. Os alunos podem construir seus próprios pêndulos utilizando materiais simples como cordas e pesos. A atividade pode incluir medições do tempo de oscilação e a relação com o comprimento do pêndulo. Habilidade BNCC: (EF09CI10) – Investigar e analisar fenômenos físicos.

2. Construção de Catapultas

Os alunos podem criar catapultas utilizando materiais recicláveis. Essa atividade permite explorar conceitos de força, energia e movimento. Os estudantes devem calcular a distância que os projéteis alcançam e relacionar isso com a força aplicada. Habilidade BNCC: (EF09CI11) – Compreender e aplicar conceitos de força e movimento.

3. Experiência com Lentes e Luz

Utilizando lentes de aumento e fontes de luz, os alunos podem investigar como a luz se comporta ao passar por diferentes materiais. A atividade pode incluir a formação de imagens e a análise de reflexões e refrações. Habilidade BNCC: (EF09CI12) – Analisar fenômenos ópticos e suas aplicações.

4. Criação de Circuitos Elétricos

Os alunos podem montar circuitos elétricos simples usando baterias, fios e lâmpadas. Essa atividade ajuda a entender os conceitos de corrente elétrica, tensão e resistência. Os estudantes podem experimentar diferentes configurações e observar os resultados. Habilidade BNCC: (EF09CI13) – Compreender os princípios básicos da eletricidade.

5. Simulação de Erupções Vulcânicas

Com ingredientes simples como bicarbonato de sódio e vinagre, os alunos podem simular uma erupção vulcânica. Essa atividade é uma forma divertida de discutir reações químicas e forças geológicas. Habilidade BNCC: (EF09CI14) – Investigar reações químicas e suas implicações.

6. Experimentos com Magnetismo

Os alunos podem explorar o magnetismo utilizando ímãs e objetos metálicos. A atividade pode incluir a criação de bússolas e a investigação de campos magnéticos. Habilidade BNCC: (EF09CI15) – Compreender os princípios do magnetismo e suas aplicações.

7. Análise de Movimento com Vídeos

Os alunos podem gravar vídeos de objetos em movimento e, em seguida, analisar a velocidade e a aceleração. Essa atividade promove a observação e a aplicação de conceitos de cinemática. Habilidade BNCC: (EF09CI16) – Analisar e interpretar dados sobre movimento.

8. Estudo do Som com Instrumentos Musicais

Os alunos podem criar instrumentos musicais simples e investigar como diferentes materiais e formas afetam o som produzido. Essa atividade é uma excelente maneira de discutir ondas sonoras e suas propriedades. Habilidade BNCC: (EF09CI17) – Compreender a natureza do som e suas características.

9. Experimentos com Pressão Atmosférica

Utilizando garrafas plásticas e água, os alunos podem realizar experimentos que demonstram a pressão atmosférica, como a “garrafa que não derrama”. Essa atividade ajuda a entender conceitos de pressão e densidade. Habilidade BNCC: (EF09CI18) – Investigar fenômenos relacionados à pressão atmosférica.

10. Criação de Roda de Newton

Os alunos podem construir uma roda de Newton para demonstrar a conservação de energia. A atividade envolve a análise do movimento e a discussão sobre a energia cinética e potencial. Habilidade BNCC: (EF09CI19) – Compreender a conservação de energia em sistemas físicos.