15 Ideias de Atividades (BNCC) para creche berçário

1. Atividade de Pintura com Dedos

A pintura com dedos é uma atividade sensorial que estimula a criatividade e a coordenação motora das crianças. Os pequenos podem usar tinta atóxica em papel grande, explorando diferentes cores e texturas. Essa atividade está alinhada à habilidade da BNCC EI03CG03, que propõe a exploração de diferentes materiais e técnicas de pintura.

2. Jogo de Encaixe de Formas

Os jogos de encaixe são fundamentais para o desenvolvimento cognitivo e motor das crianças. Com peças de diferentes formas e cores, os alunos podem aprender sobre geometria e cores enquanto se divertem. Essa atividade atende à habilidade EI03CG01 da BNCC, que envolve a identificação e a nomeação de formas e cores.

3. Contação de Histórias com Fantoches

A contação de histórias utilizando fantoches estimula a imaginação e a linguagem oral. Os professores podem criar um pequeno teatro de fantoches e envolver as crianças na narrativa, promovendo a interação e a expressão. Essa atividade está relacionada à habilidade EI03EF01 da BNCC, que incentiva a expressão e a apreciação de histórias.

4. Brincadeira de Esconde-Esconde

O esconde-esconde é um clássico que promove o desenvolvimento social e emocional das crianças. Ao brincar, elas aprendem sobre regras, turnos e a importância da amizade. Essa atividade se alinha à habilidade EI03EO01 da BNCC, que trata das interações sociais e do respeito às regras do jogo.

5. Atividade de Jardinagem

Iniciar um pequeno jardim na creche pode ser uma experiência enriquecedora. As crianças aprendem sobre a natureza, o ciclo das plantas e a importância do cuidado com o meio ambiente. Essa atividade está alinhada à habilidade EI03CN03 da BNCC, que envolve a observação e o cuidado com a natureza.

6. Dança e Movimento

A dança é uma excelente forma de expressão corporal e desenvolvimento motor. Os professores podem organizar uma sessão de dança livre, onde as crianças podem se mover ao som de músicas variadas. Essa atividade atende à habilidade EI03MG01 da BNCC, que propõe a exploração de diferentes ritmos e movimentos corporais.

7. Construção com Blocos

A construção com blocos é uma atividade que estimula a criatividade e a coordenação motora. As crianças podem criar diferentes estruturas, desenvolvendo habilidades espaciais e de resolução de problemas. Essa atividade se relaciona à habilidade EI03CG02 da BNCC, que envolve a construção e a representação de espaços.

8. Atividade de Massinha de Modelar

A massinha de modelar é uma ferramenta incrível para o desenvolvimento da motricidade fina. As crianças podem criar formas e figuras, estimulando a criatividade e a concentração. Essa atividade está alinhada à habilidade EI03CG04 da BNCC, que propõe a exploração de diferentes materiais para modelagem.

9. Jogo de Memória com Cartas

O jogo de memória é uma atividade que ajuda a desenvolver a memória e a concentração das crianças. Com cartas ilustradas, os alunos podem jogar em duplas ou grupos, promovendo a interação social. Essa atividade atende à habilidade EI03EF02 da BNCC, que envolve a participação em jogos e brincadeiras.

10. Atividade de Música e Instrumentos

Explorar diferentes instrumentos musicais é uma forma divertida de desenvolver a percepção auditiva e a coordenação motora. Os professores podem organizar uma sessão onde as crianças experimentam tocar instrumentos de percussão. Essa atividade se relaciona à habilidade EI03MG02 da BNCC, que propõe a exploração de sons e ritmos.