15 Ideias de Atividades (BNCC) sobre função afim

1. Gráficos de Função Afim

Uma atividade interessante é a construção de gráficos de funções afins. Os alunos podem utilizar papel milimetrado ou softwares como GeoGebra para desenhar as funções. A habilidade BNCC correspondente é EM13MAT302, que envolve a representação gráfica de funções e a interpretação de suas características.

2. Estudo de Casos Reais

Os alunos podem pesquisar e apresentar casos reais onde a função afim é aplicada, como na economia, por exemplo, no cálculo de custos fixos e variáveis. Essa atividade se relaciona com a habilidade EM13MAT303, que trata da aplicação de conceitos matemáticos em situações do cotidiano.

3. Criação de Problemas

Os estudantes podem criar seus próprios problemas envolvendo funções afins, desafiando os colegas a resolvê-los. Essa atividade estimula a criatividade e a aplicação prática do conhecimento, alinhando-se à habilidade EM13MAT304, que envolve a formulação de problemas matemáticos.

4. Análise de Gráficos

Apresentar gráficos de diferentes funções afins e pedir aos alunos que analisem as variações de inclinação e intercepto. Essa atividade está ligada à habilidade EM13MAT305, que envolve a interpretação de gráficos e a análise de suas características.

5. Jogo de Tabuleiro

Desenvolver um jogo de tabuleiro onde os alunos precisam resolver questões sobre funções afins para avançar. Essa atividade promove o aprendizado lúdico e se relaciona com a habilidade EM13MAT306, que incentiva a resolução de problemas em grupo.

6. Simulação de Vendas

Os alunos podem simular uma situação de vendas onde o preço de um produto varia linearmente com a quantidade vendida. Essa atividade se alinha à habilidade EM13MAT307, que envolve a modelagem de situações econômicas utilizando funções afins.

7. Comparação de Funções

Os alunos podem comparar diferentes funções afins, analisando suas características e como elas se comportam em diferentes intervalos. Essa atividade está relacionada à habilidade EM13MAT308, que envolve a comparação e análise de funções matemáticas.

8. Aplicação em Física

Explorar a relação entre a função afim e a física, como no cálculo da distância em movimento uniforme. Essa atividade se conecta à habilidade EM13MAT309, que envolve a intersecção entre matemática e outras áreas do conhecimento.

9. Desafio de Interceptação

Propor um desafio onde os alunos devem encontrar a interceptação de diferentes funções afins. Essa atividade está alinhada à habilidade EM13MAT310, que envolve a resolução de problemas matemáticos complexos.

10. Projeto de Pesquisa

Os alunos podem desenvolver um projeto de pesquisa sobre a história das funções afins e suas aplicações em diversas áreas, como economia e ciências sociais. Essa atividade se relaciona com a habilidade EM13MAT311, que envolve a pesquisa e apresentação de informações matemáticas.