15 Ideias de Atividades (BNCC) 1º ano português

1. Jogo da Memória com Palavras

Uma atividade divertida que envolve a criação de um jogo da memória utilizando palavras simples e conhecidas pelos alunos. Os alunos devem encontrar os pares de palavras que combinam, o que ajuda a desenvolver a memória e o reconhecimento de palavras. Habilidade BNCC: EF15LP01.

2. Contação de Histórias

Os alunos podem participar de uma roda de contação de histórias, onde cada um pode contar uma história que conhece ou criar uma nova. Essa atividade estimula a criatividade e a expressão oral. Habilidade BNCC: EF15LP02.

3. Produção de Texto Coletiva

Os alunos podem trabalhar juntos para criar uma história em grupo. Um aluno pode ser o escritor, enquanto os outros ajudam a sugerir ideias e personagens. Essa atividade promove a colaboração e a escrita criativa. Habilidade BNCC: EF15LP03.

4. Leitura Compartilhada

Realizar uma leitura compartilhada de um livro infantil, onde o professor lê em voz alta e os alunos acompanham. Após a leitura, pode-se discutir a história e os personagens, incentivando a interpretação de texto. Habilidade BNCC: EF15LP04.

5. Criação de Cartazes

Os alunos podem criar cartazes ilustrativos sobre um tema estudado, utilizando palavras e imagens. Essa atividade estimula a pesquisa e a organização de informações. Habilidade BNCC: EF15LP05.

6. Jogo de Rimas

Os alunos podem participar de um jogo onde devem encontrar palavras que rimam com uma palavra dada. Essa atividade ajuda a desenvolver o vocabulário e a consciência fonológica. Habilidade BNCC: EF15LP06.

7. Teatro de Fantoches

Os alunos podem criar fantoches e encenar uma história. Essa atividade estimula a criatividade, a expressão corporal e a oralidade. Habilidade BNCC: EF15LP07.

8. Caça-Palavras Temático

Elaborar um caça-palavras com palavras relacionadas a um tema específico estudado em sala de aula. Os alunos devem encontrar as palavras e, em seguida, discutir seu significado. Habilidade BNCC: EF15LP08.

9. Música e Letras

Os alunos podem ouvir uma música e, em seguida, analisar a letra, identificando rimas e repetição de palavras. Essa atividade ajuda a desenvolver a compreensão auditiva e a análise de textos. Habilidade BNCC: EF15LP09.

10. Criação de Diário de Classe

Os alunos podem manter um diário de classe onde registram suas atividades e aprendizados. Essa prática estimula a escrita e a reflexão sobre o que foi aprendido. Habilidade BNCC: EF15LP10.