15 Ideias de Atividades (BNCC) ensino fundamental 1ª língua portuguesa

1. Jogo de Rimas

Uma atividade lúdica que envolve a criação de rimas a partir de palavras-chave. Os alunos podem trabalhar em grupos para formar rimas e apresentar suas criações. Essa atividade desenvolve a habilidade de leitura e escrita, além de estimular a criatividade. Habilidade BNCC: EF15LP01.

2. Leitura Compartilhada

Os alunos escolhem um livro e realizam uma leitura compartilhada em sala de aula. Após a leitura, promovem uma discussão sobre a história, personagens e temas abordados. Essa prática incentiva a interpretação de texto e a expressão oral. Habilidade BNCC: EF15LP02.

3. Criação de Histórias em Quadrinhos

Os alunos criam suas próprias histórias em quadrinhos, utilizando personagens e enredos que desenvolveram. Essa atividade estimula a escrita criativa e a organização de ideias, além de permitir que os alunos explorem a linguagem visual. Habilidade BNCC: EF15LP03.

4. Caça-Palavras Temático

Os alunos participam de uma atividade de caça-palavras com palavras relacionadas a um tema específico estudado em aula. Essa atividade ajuda na ampliação do vocabulário e na identificação de palavras-chave. Habilidade BNCC: EF15LP04.

5. Produção de Poemas

Os alunos são incentivados a escrever poemas sobre temas que lhes interessam. A atividade pode incluir a leitura de poemas de autores conhecidos para inspirá-los. Isso desenvolve a sensibilidade literária e a expressão escrita. Habilidade BNCC: EF15LP05.

6. Dramatização de Contos

Os alunos escolhem um conto e o dramatizam em sala de aula. Essa atividade promove a interpretação de texto e a expressão corporal, além de incentivar o trabalho em equipe. Habilidade BNCC: EF15LP06.

7. Jogo de Perguntas e Respostas

Os alunos criam perguntas sobre um texto lido e, em seguida, realizam um jogo de perguntas e respostas em grupos. Essa atividade estimula a compreensão de leitura e a capacidade de formular perguntas. Habilidade BNCC: EF15LP07.

8. Criação de Cartazes

Os alunos elaboram cartazes sobre temas estudados, utilizando imagens e textos explicativos. Essa atividade desenvolve a habilidade de síntese e a criatividade, além de promover a pesquisa. Habilidade BNCC: EF15LP08.

9. Debate sobre Temas Relevantes

Os alunos participam de um debate sobre um tema relevante, onde devem apresentar argumentos e ouvir os colegas. Essa atividade estimula a argumentação e o respeito à diversidade de opiniões. Habilidade BNCC: EF15LP09.

10. Criação de Blogs ou Diários

Os alunos criam blogs ou diários digitais onde podem escrever sobre suas experiências e reflexões. Essa atividade incentiva a escrita pessoal e a utilização de tecnologias digitais. Habilidade BNCC: EF15LP10.

11. Análise de Propagandas

Os alunos analisam diferentes tipos de propagandas e discutem suas estratégias de persuasão. Essa atividade desenvolve o pensamento crítico e a interpretação de textos publicitários. Habilidade BNCC: EF15LP11.

12. Jogo de Sinônimos e Antônimos

Os alunos jogam um jogo onde devem encontrar sinônimos e antônimos de palavras apresentadas. Essa atividade ajuda na ampliação do vocabulário e no entendimento das relações entre palavras. Habilidade BNCC: EF15LP12.

13. Criação de Contos de Fadas

Os alunos são desafiados a criar seus próprios contos de fadas, utilizando elementos clássicos do gênero. Essa atividade estimula a criatividade e a estruturação de narrativas. Habilidade BNCC: EF15LP13.

14. Entrevista com um Autor

Os alunos realizam uma pesquisa sobre um autor de literatura infantil e, em seguida, simulam uma entrevista com ele. Essa atividade promove a pesquisa e a compreensão da produção literária. Habilidade BNCC: EF15LP14.

15. Jogo de Palavras Cruzadas

Os alunos criam e resolvem palavras cruzadas com palavras relacionadas ao conteúdo estudado. Essa atividade é divertida e ajuda na fixação do vocabulário. Habilidade BNCC: EF15LP15.