15 Ideias de Atividades (BNCC) profissões

1. Criação de Cartões Profissionais

Os alunos podem criar cartões profissionais que representem diferentes profissões. Essa atividade estimula a pesquisa sobre as características e responsabilidades de cada profissão, além de desenvolver habilidades de design e apresentação. Os códigos de habilidades da BNCC relacionados a essa atividade são: EF15AR01 e EF15AR02.

2. Entrevista com Profissionais

Os alunos podem realizar entrevistas com profissionais de diversas áreas, como médicos, engenheiros e artistas. Essa atividade promove a comunicação e a escuta ativa, além de proporcionar uma visão realista sobre as profissões. As habilidades da BNCC que podem ser trabalhadas são: EF15LP01 e EF15LP02.

3. Feira de Profissões

Organizar uma feira de profissões na escola, onde cada aluno representa uma profissão. Eles podem montar estandes, apresentar suas pesquisas e interagir com os visitantes. Essa atividade desenvolve habilidades de trabalho em equipe e oratória, alinhadas às habilidades da BNCC: EF15CI01 e EF15CI02.

4. Criação de Vídeos Profissionais

Os alunos podem produzir vídeos curtos sobre diferentes profissões, abordando o dia a dia, desafios e curiosidades. Essa atividade estimula a criatividade e o uso de tecnologias, além de desenvolver habilidades de comunicação. As habilidades da BNCC relacionadas são: EF15AR03 e EF15AR04.

5. Jogo de Simulação de Profissões

Desenvolver um jogo de simulação onde os alunos assumem diferentes profissões e enfrentam desafios do cotidiano. Essa atividade promove o aprendizado lúdico e a empatia, com habilidades da BNCC como: EF15GE01 e EF15GE02.

6. Criação de um Blog sobre Profissões

Os alunos podem criar um blog onde compartilham informações sobre diferentes profissões, incluindo entrevistas, artigos e dicas. Essa atividade desenvolve habilidades de escrita e pesquisa, alinhadas às habilidades da BNCC: EF15LP03 e EF15LP04.

7. Apresentação de Profissões em Grupo

Dividir a turma em grupos e cada grupo deve apresentar uma profissão específica, abordando sua história, importância e desafios. Essa atividade estimula o trabalho em equipe e a pesquisa, com habilidades da BNCC como: EF15HI01 e EF15HI02.

8. Criação de Infográficos sobre Profissões

Os alunos podem criar infográficos que resumem informações sobre diversas profissões, como formação necessária, habilidades exigidas e mercado de trabalho. Essa atividade desenvolve habilidades de síntese e design, com códigos de habilidades da BNCC: EF15AR05 e EF15AR06.

9. Debate sobre Profissões do Futuro

Realizar um debate em sala de aula sobre as profissões que podem surgir no futuro e as habilidades que serão necessárias. Essa atividade estimula o pensamento crítico e a argumentação, alinhadas às habilidades da BNCC: EF15LP05 e EF15LP06.

10. Criação de uma Linha do Tempo das Profissões

Os alunos podem criar uma linha do tempo que mostra a evolução de diferentes profissões ao longo da história. Essa atividade promove a pesquisa histórica e a organização de informações, com habilidades da BNCC como: EF15HI03 e EF15HI04.

11. Mapa Mental das Profissões

Os alunos podem desenvolver mapas mentais que conectam diferentes profissões a suas características e áreas de atuação. Essa atividade estimula a organização do conhecimento e a criatividade, com habilidades da BNCC: EF15AR07 e EF15AR08.

12. Criação de um Podcast sobre Profissões

Os alunos podem produzir um podcast onde discutem diferentes profissões, entrevistando profissionais e compartilhando experiências. Essa atividade desenvolve habilidades de comunicação oral e edição de áudio, com códigos de habilidades da BNCC: EF15LP07 e EF15LP08.

13. Análise de Casos de Sucesso

Os alunos podem pesquisar e apresentar casos de sucesso de profissionais que se destacaram em suas áreas. Essa atividade estimula a pesquisa e a análise crítica, com habilidades da BNCC como: EF15GE03 e EF15GE04.

14. Criação de um Portfólio Profissional

Os alunos podem criar um portfólio que reúna suas atividades e projetos relacionados a diferentes profissões. Essa atividade desenvolve a autoavaliação e a organização, com habilidades da BNCC: EF15AR09 e EF15AR10.

15. Simulação de Entrevista de Emprego

Os alunos podem participar de simulações de entrevistas de emprego, onde praticam suas habilidades de comunicação e apresentação pessoal. Essa atividade é essencial para o desenvolvimento de competências socioemocionais, com habilidades da BNCC: EF15LP09 e EF15LP10.