15 Ideias de Atividades (BNCC) poema educação infantil

1. Poema da Amizade

Os alunos podem criar um poema coletivo sobre a amizade, onde cada criança contribui com uma estrofe. Essa atividade estimula a colaboração e a expressão criativa, além de trabalhar a habilidade de leitura e escrita. Habilidade BNCC: EF15LP01.

2. Poema dos Animais

Nesta atividade, os alunos escolhem seus animais favoritos e escrevem um poema sobre eles, descrevendo suas características e habitats. Essa prática ajuda a desenvolver o vocabulário e o conhecimento sobre a fauna. Habilidade BNCC: EF15LP02.

3. Poema da Natureza

Os estudantes podem criar um poema que descreva a beleza da natureza, utilizando elementos como árvores, flores e rios. Essa atividade incentiva a observação do meio ambiente e a sensibilização para a preservação. Habilidade BNCC: EF15LP03.

4. Poema de Rimas

Os alunos são desafiados a escrever um poema que contenha rimas, explorando a sonoridade das palavras. Essa atividade é excelente para trabalhar a musicalidade da língua e a criatividade. Habilidade BNCC: EF15LP04.

5. Poema em Quadrinhos

Os estudantes podem transformar um poema em uma história em quadrinhos, ilustrando as estrofes e criando um enredo visual. Essa atividade integra artes visuais e literatura, promovendo a interdisciplinaridade. Habilidade BNCC: EF15LP05.

6. Poema do Dia da Semana

Cada aluno escreve um poema que representa um dia da semana, destacando suas características e atividades típicas. Essa atividade ajuda a desenvolver a noção de tempo e a organização das ideias. Habilidade BNCC: EF15LP06.

7. Poema da Família

Os alunos são incentivados a escrever um poema sobre suas famílias, expressando sentimentos e relações. Essa atividade promove a reflexão sobre a convivência familiar e a valorização das relações afetivas. Habilidade BNCC: EF15LP07.

8. Poema de Cores

Nesta atividade, os alunos criam um poema que explora as cores, associando-as a sentimentos e objetos. Essa prática estimula a criatividade e a percepção estética. Habilidade BNCC: EF15LP08.

9. Poema do Meu Lugar Favorito

Os estudantes escrevem um poema sobre seu lugar favorito, descrevendo o que mais gostam nesse espaço. Essa atividade ajuda a desenvolver a descrição e a valorização dos espaços que frequentam. Habilidade BNCC: EF15LP09.

10. Poema de Inverno e Verão

Os alunos podem criar poemas que contrastem as estações do ano, destacando as diferenças entre o inverno e o verão. Essa atividade promove a observação das mudanças na natureza e a expressão de sentimentos. Habilidade BNCC: EF15LP10.

11. Poema de Contos de Fadas

Os estudantes reescrevem um conto de fadas em forma de poema, utilizando a narrativa e a rima. Essa atividade estimula a criatividade e a reinterpretação de histórias conhecidas. Habilidade BNCC: EF15LP11.

12. Poema do Meu Sonho

Cada aluno escreve um poema sobre seus sonhos e aspirações, incentivando a reflexão sobre o futuro. Essa atividade promove a autoexpressão e a definição de objetivos pessoais. Habilidade BNCC: EF15LP12.

13. Poema de Festas

Os alunos criam poemas que celebram diferentes festas e tradições culturais, explorando a diversidade. Essa atividade promove o respeito e a valorização das diferenças culturais. Habilidade BNCC: EF15LP13.

14. Poema de Sentimentos

Nesta atividade, os estudantes escrevem poemas que expressam diferentes sentimentos, como alegria, tristeza e amor. Essa prática ajuda a desenvolver a inteligência emocional e a empatia. Habilidade BNCC: EF15LP14.

15. Poema de Agradecimento

Os alunos são convidados a escrever um poema de agradecimento a alguém especial, como um amigo ou familiar. Essa atividade promove a gratidão e o reconhecimento das relações afetivas. Habilidade BNCC: EF15LP15.