15 Ideias de Atividades (BNCC) dezena

1. Jogo da Dezena

Uma atividade lúdica que envolve o uso de cartas numeradas de 0 a 9. Os alunos devem formar pares que somem dez, promovendo a prática da adição e a identificação de números. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF02MA05, que aborda a adição e a subtração.

2. Caça ao Tesouro Numérico

Os alunos recebem pistas que os levam a diferentes locais da sala ou da escola, onde encontrarão cartões com números. O objetivo é coletar os cartões que, ao serem somados, resultem em dez. Essa atividade estimula a resolução de problemas e está relacionada à habilidade BNCC EF02MA06.

3. Criação de Gráficos com Dezena

Os alunos coletam dados sobre suas frutas favoritas e, em seguida, criam gráficos de barras que representem essas informações. O desafio é que cada gráfico deve ter exatamente dez unidades. Essa atividade promove a interpretação de dados e está vinculada à habilidade BNCC EF02MA07.

4. Desafio da Dezena

Os alunos são divididos em grupos e recebem uma série de problemas matemáticos que envolvem a dezena. Cada grupo deve resolver os problemas e apresentar suas soluções para a turma. Essa atividade incentiva o trabalho em equipe e está alinhada à habilidade BNCC EF02MA08.

5. Bingo da Dezena

Um jogo de bingo onde os números sorteados devem totalizar dez. Os alunos marcam em suas cartelas e, ao final, discutem as combinações que levaram ao resultado. Essa atividade é excelente para reforçar a adição e está relacionada à habilidade BNCC EF02MA05.

6. Contação de Histórias com Números

Os alunos criam histórias que envolvem a dezena, utilizando personagens e cenários que incluem números. Após a criação, as histórias são apresentadas para a turma. Essa atividade estimula a criatividade e está alinhada à habilidade BNCC EF02LP01.

7. Jogo da Memória com Dezena

Os alunos jogam uma versão do jogo da memória, onde as cartas têm números que, ao serem combinados, somam dez. Essa atividade ajuda a desenvolver a memória e a percepção numérica, alinhando-se à habilidade BNCC EF02MA05.

8. Atividade de Recorte e Colagem

Os alunos recortam figuras de revistas que representam quantidades e devem colá-las em uma folha de papel, formando grupos que totalizam dez. Essa atividade promove a coordenação motora e a compreensão de quantidades, relacionada à habilidade BNCC EF02MA06.

9. Música da Dezena

Os alunos criam uma canção que inclua números e operações que resultem em dez. A música é apresentada para a turma, promovendo a expressão artística e a compreensão matemática. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF02AR01.

10. Jogo de Tabuleiro da Dezena

Os alunos criam um tabuleiro onde cada casa representa uma operação matemática que deve resultar em dez. Ao jogar, eles praticam a adição e a subtração de forma divertida. Essa atividade está relacionada à habilidade BNCC EF02MA07.

11. Desenho da Dezena

Os alunos desenham situações do cotidiano que envolvam a dezena, como grupos de dez objetos. Após a atividade, eles compartilham suas obras e explicam o que representam. Essa atividade estimula a expressão artística e está alinhada à habilidade BNCC EF02LP02.

12. Experimento com Materiais Manipulativos

Utilizando materiais como blocos de montar ou contadores, os alunos devem formar grupos de dez. Essa atividade prática ajuda na compreensão de conceitos matemáticos e está relacionada à habilidade BNCC EF02MA05.

13. Quiz da Dezena

Os alunos participam de um quiz onde as perguntas envolvem operações que resultam em dez. Essa atividade promove o raciocínio rápido e a aplicação de conhecimentos matemáticos, alinhando-se à habilidade BNCC EF02MA08.

14. Mapa da Dezena

Os alunos desenham um mapa onde cada local representa uma operação matemática que resulta em dez. Eles devem apresentar o mapa e explicar as operações. Essa atividade estimula a criatividade e a compreensão matemática, relacionada à habilidade BNCC EF02MA06.

15. Teatro da Dezena

Os alunos criam uma peça de teatro onde os personagens enfrentam desafios que envolvem a dezena. A atividade promove a colaboração e a expressão oral, alinhando-se à habilidade BNCC EF02LP03.