15 Ideias de Atividades (BNCC) sobre meios de comunicação

1. Criação de um Jornal Escolar

Nesta atividade, os alunos serão desafiados a criar um jornal escolar que aborde temas relevantes para a comunidade escolar. Eles poderão pesquisar sobre eventos, entrevistas com professores e alunos, e até mesmo criar uma seção de opinião. Essa atividade promove a habilidade de escrita e a capacidade de trabalhar em grupo. Habilidade BNCC: EF15LP01.

2. Debate sobre Fake News

Os alunos participarão de um debate onde discutirão a importância da veracidade das informações nos meios de comunicação. Eles deverão trazer exemplos de fake news e discutir suas consequências. Essa atividade estimula o pensamento crítico e a argumentação. Habilidade BNCC: EF15LP02.

3. Produção de Podcast

Os alunos criarão um podcast sobre um tema de interesse, utilizando ferramentas de gravação e edição. Eles aprenderão sobre a estrutura de um programa de rádio e como se comunicar de forma clara e envolvente. Habilidade BNCC: EF15LP03.

4. Análise de Comerciais

Nesta atividade, os alunos assistirão a diferentes comerciais e analisarão as estratégias de marketing utilizadas. Eles discutirão como os meios de comunicação influenciam o comportamento do consumidor. Habilidade BNCC: EF15LP04.

5. Criação de um Blog

Os alunos serão incentivados a criar um blog sobre um tema de sua escolha, onde poderão publicar textos, fotos e vídeos. Essa atividade desenvolve habilidades de escrita e de uso de plataformas digitais. Habilidade BNCC: EF15LP05.

6. Entrevista com Profissionais da Comunicação

Os alunos poderão entrevistar jornalistas, publicitários ou outros profissionais da comunicação. Essa atividade proporciona uma visão prática da profissão e estimula a curiosidade e a pesquisa. Habilidade BNCC: EF15LP06.

7. Criação de Cartazes Informativos

Os alunos criarão cartazes informativos sobre temas de interesse social, utilizando elementos visuais e textuais. Essa atividade estimula a criatividade e a capacidade de síntese. Habilidade BNCC: EF15LP07.

8. Produção de Vídeos Educativos

Os alunos produzirão vídeos educativos sobre um tema específico, utilizando recursos audiovisuais. Essa atividade desenvolve habilidades de planejamento, roteiro e edição de vídeo. Habilidade BNCC: EF15LP08.

9. Estudo de Caso de Redes Sociais

Os alunos analisarão como as redes sociais impactam a comunicação e a sociedade. Eles discutirão casos reais e refletirão sobre o uso responsável dessas plataformas. Habilidade BNCC: EF15LP09.

10. Criação de uma Campanha Publicitária

Nesta atividade, os alunos desenvolverão uma campanha publicitária para um produto fictício, incluindo slogan, cartazes e estratégias de divulgação. Isso estimula a criatividade e o trabalho em equipe. Habilidade BNCC: EF15LP10.

11. Análise de Programas de Televisão

Os alunos assistirão a diferentes programas de televisão e discutirão suas mensagens e impactos na sociedade. Essa atividade promove a análise crítica dos meios de comunicação. Habilidade BNCC: EF15LP11.

12. Criação de uma Rádio Escolar

Os alunos poderão criar uma rádio escolar, onde poderão transmitir notícias, músicas e entrevistas. Essa atividade desenvolve habilidades de comunicação oral e trabalho em equipe. Habilidade BNCC: EF15LP12.

13. Discussão sobre Ética na Comunicação

Os alunos participarão de uma discussão sobre a ética na comunicação, abordando temas como responsabilidade social e respeito à diversidade. Essa atividade estimula a reflexão crítica. Habilidade BNCC: EF15LP13.

14. Criação de Infográficos

Os alunos criarão infográficos sobre temas relevantes, utilizando dados e informações de forma visual. Essa atividade desenvolve habilidades de pesquisa e apresentação de informações. Habilidade BNCC: EF15LP14.

15. Simulação de uma Redação de Notícias

Os alunos participarão de uma simulação onde deverão redigir uma notícia sobre um evento fictício. Essa atividade desenvolve a habilidade de escrita jornalística e a capacidade de síntese. Habilidade BNCC: EF15LP15.