15 Ideias de Atividades (BNCC) gravidez na adolescência

1. Debate sobre Gravidez na Adolescência

Organizar um debate em sala de aula sobre as causas e consequências da gravidez na adolescência. Os alunos podem ser divididos em grupos para pesquisar e apresentar argumentos a favor e contra, promovendo uma discussão saudável. Essa atividade pode ser vinculada à habilidade BNCC (EF09CI01), que aborda a análise crítica de informações e a construção de argumentos.

2. Criação de Cartazes Informativos

Os alunos podem criar cartazes informativos que abordem os riscos e cuidados relacionados à gravidez na adolescência. Essa atividade estimula a criatividade e a pesquisa, além de promover a conscientização. A habilidade BNCC (EF09CI02) pode ser aplicada, pois envolve a produção de textos e a utilização de diferentes linguagens.

3. Produção de Vídeos Educativos

Dividir a turma em grupos e solicitar que cada grupo produza um vídeo educativo sobre a gravidez na adolescência. Os vídeos podem incluir depoimentos, entrevistas com profissionais de saúde e informações sobre métodos contraceptivos. Essa atividade se relaciona com a habilidade BNCC (EF09LP01), que trata da produção de textos multimídia.

4. Jogo de Perguntas e Respostas

Criar um jogo de perguntas e respostas sobre gravidez na adolescência, onde os alunos podem testar seus conhecimentos. As perguntas podem abranger temas como saúde, educação sexual e direitos dos adolescentes. Essa atividade pode ser vinculada à habilidade BNCC (EF09CI03), que envolve a aplicação de conhecimentos em situações práticas.

5. Entrevista com Profissionais de Saúde

Convidar um profissional de saúde, como um ginecologista ou psicólogo, para conversar com os alunos sobre gravidez na adolescência. Os alunos podem preparar perguntas e participar ativamente da discussão. Essa atividade se relaciona com a habilidade BNCC (EF09CI04), que aborda a importância da informação para a saúde.

6. Criação de um Blog Temático

Os alunos podem criar um blog sobre gravidez na adolescência, onde podem publicar artigos, entrevistas e dicas. Essa atividade estimula a escrita e a pesquisa, além de promover a troca de informações. A habilidade BNCC (EF09LP02) pode ser aplicada, pois envolve a produção de textos para diferentes mídias.

7. Simulação de Consulta Médica

Realizar uma simulação de consulta médica, onde os alunos podem interpretar papéis de médicos e pacientes. Essa atividade ajuda a desmistificar o atendimento médico e a importância do acompanhamento durante a gravidez. A habilidade BNCC (EF09CI05) pode ser utilizada, pois envolve a prática de situações reais.

8. Discussão sobre Direitos dos Adolescentes

Promover uma discussão sobre os direitos dos adolescentes em relação à saúde e à educação sexual. Os alunos podem pesquisar sobre a legislação e apresentar suas conclusões. Essa atividade se relaciona com a habilidade BNCC (EF09ET01), que aborda a cidadania e os direitos humanos.

9. Criação de uma Campanha de Conscientização

Os alunos podem desenvolver uma campanha de conscientização sobre a prevenção da gravidez na adolescência, utilizando diferentes mídias, como redes sociais e panfletos. Essa atividade se vincula à habilidade BNCC (EF09LP03), que trata da produção de textos persuasivos.

10. Análise de Casos Reais

Estudar casos reais de adolescentes que enfrentaram a gravidez, discutindo as consequências e as decisões tomadas. Essa atividade promove a empatia e a reflexão crítica. A habilidade BNCC (EF09CI06) pode ser aplicada, pois envolve a análise de situações complexas e a busca por soluções.