15 Ideias de Atividades (BNCC) para 3º ano ensino fundamental

1. Jogo da Memória com Palavras

Uma atividade lúdica que envolve a criação de um jogo da memória utilizando palavras que os alunos aprenderam nas aulas. Os alunos devem encontrar os pares de palavras que têm significados semelhantes ou que pertencem à mesma categoria. Esta atividade estimula a memória e o vocabulário dos alunos, além de promover a interação entre eles. Habilidade BNCC: EF15LP01.

2. Produção de Texto Coletiva

Os alunos se reúnem em grupos para criar uma história coletiva. Cada aluno contribui com uma frase ou ideia, e o professor registra tudo em um quadro. Após a produção, o texto é lido em voz alta e discutido. Essa atividade desenvolve a criatividade, a escrita e a oralidade. Habilidade BNCC: EF15LP02.

3. Caça-Palavras Temático

Os alunos recebem um caça-palavras com palavras relacionadas a um tema estudado, como animais ou profissões. Após encontrarem as palavras, eles devem escrever frases utilizando cada uma delas. Essa atividade ajuda na fixação do vocabulário e na construção de frases. Habilidade BNCC: EF15LP03.

4. Leitura e Interpretação de Textos

Selecionar um texto adequado à faixa etária e realizar uma leitura em voz alta. Após a leitura, os alunos devem responder a perguntas sobre o texto, promovendo a interpretação e a compreensão. Essa atividade é fundamental para desenvolver habilidades de leitura crítica. Habilidade BNCC: EF15LP04.

5. Criação de Cartazes

Os alunos devem criar cartazes sobre um tema específico, utilizando desenhos e palavras. Essa atividade estimula a pesquisa, a criatividade e a expressão artística, além de permitir que os alunos compartilhem informações com os colegas. Habilidade BNCC: EF15AR01.

6. Jogo de Perguntas e Respostas

Organizar um jogo de perguntas e respostas sobre o conteúdo estudado. Os alunos podem ser divididos em equipes e devem responder às perguntas corretamente para ganhar pontos. Essa atividade promove a revisão do conteúdo de forma divertida. Habilidade BNCC: EF15LP05.

7. Dramatização de Contos

Escolher um conto ou fábula e pedir para os alunos dramatizarem a história. Eles podem criar cenários e personagens, o que estimula a criatividade e a expressão corporal. Essa atividade também ajuda na compreensão do texto. Habilidade BNCC: EF15AR02.

8. Experimentos Científicos Simples

Realizar experimentos simples que expliquem conceitos científicos, como a mistura de cores ou a flutuação de objetos. Os alunos devem observar e registrar os resultados, desenvolvendo habilidades de investigação e análise. Habilidade BNCC: EF15CI01.

9. Criação de um Diário de Classe

Os alunos devem manter um diário onde registram suas atividades diárias, reflexões e aprendizados. Essa prática estimula a escrita e a autoavaliação, além de ser uma forma de acompanhar o desenvolvimento individual. Habilidade BNCC: EF15LP06.

10. Atividades de Matemática com Jogos

Utilizar jogos de tabuleiro ou cartas para ensinar conceitos matemáticos, como adição e subtração. Os alunos aprendem de forma interativa e divertida, o que facilita a compreensão e a fixação do conteúdo. Habilidade BNCC: EF15MA01.