15 Ideias de Atividades (BNCC) sala de recursos

1. Jogo da Memória com Palavras-Chave

Uma atividade que estimula a memória e o vocabulário dos alunos é o jogo da memória. Os professores podem criar cartões com palavras-chave relacionadas ao conteúdo da BNCC, como “sustentabilidade”, “diversidade” e “cidadania”. Os alunos devem encontrar os pares correspondentes, promovendo a aprendizagem de forma lúdica. Essa atividade está alinhada à habilidade EF15LP01 da BNCC, que trata da ampliação do vocabulário.

2. Criação de Histórias em Quadrinhos

Os alunos podem criar histórias em quadrinhos que abordem temas da BNCC, como a importância da preservação ambiental ou a convivência pacífica. Essa atividade estimula a criatividade e a expressão artística, além de desenvolver a habilidade de narrar e interpretar histórias. Está alinhada à habilidade EF15LP02, que envolve a produção de textos em diferentes formatos.

3. Teatro de Fantoches

O teatro de fantoches é uma excelente forma de trabalhar a oralidade e a expressão corporal. Os alunos podem criar fantoches e encenar histórias que abordem temas da BNCC, como a diversidade cultural. Essa atividade está relacionada à habilidade EF15AR03, que envolve a apreciação e a criação de manifestações artísticas.

4. Mapa Conceitual sobre Sustentabilidade

Os alunos podem desenvolver um mapa conceitual que relacione os principais conceitos sobre sustentabilidade. Essa atividade ajuda a organizar o conhecimento e a visualizar as conexões entre os temas. Está alinhada à habilidade EF15CI01, que trata da compreensão de fenômenos naturais e sociais.

5. Oficina de Reciclagem

Uma oficina de reciclagem pode ser uma atividade prática e educativa. Os alunos podem aprender a transformar materiais recicláveis em novos objetos, promovendo a consciência ambiental. Essa atividade está alinhada à habilidade EF15CI02, que envolve a análise de práticas sustentáveis.

6. Debate sobre Direitos Humanos

Promover um debate sobre direitos humanos é uma forma de desenvolver o pensamento crítico e a empatia nos alunos. Eles podem pesquisar sobre diferentes direitos e apresentar suas opiniões. Essa atividade está relacionada à habilidade EF15CD01, que trata da reflexão sobre a cidadania e os direitos humanos.

7. Criação de um Jornal Escolar

A criação de um jornal escolar permite que os alunos pratiquem a escrita e a pesquisa. Eles podem entrevistar colegas, professores e familiares sobre temas relevantes, como a inclusão e a diversidade. Essa atividade está alinhada à habilidade EF15LP03, que envolve a produção de textos jornalísticos.

8. Experimentos Científicos

Realizar experimentos científicos simples pode despertar o interesse dos alunos pela ciência. Eles podem investigar fenômenos naturais e registrar suas observações. Essa atividade está relacionada à habilidade EF15CI03, que envolve a investigação e a experimentação científica.

9. Produção de Vídeos Educativos

Os alunos podem produzir vídeos educativos sobre temas da BNCC, utilizando recursos tecnológicos. Essa atividade estimula a criatividade e a colaboração entre os alunos. Está alinhada à habilidade EF15LP04, que envolve a produção de conteúdos multimídia.

10. Atividades de Leitura Compartilhada

A leitura compartilhada é uma prática que promove o gosto pela leitura e a interpretação de textos. Os professores podem selecionar livros que abordem temas da BNCC e realizar discussões em grupo. Essa atividade está relacionada à habilidade EF15LP05, que trata da leitura e interpretação de diferentes gêneros textuais.