15 Ideias de Atividades (BNCC) letra H educação infantil

1. Histórias em Quadrinhos

Uma atividade divertida e educativa é a criação de histórias em quadrinhos. Os alunos podem desenhar e escrever suas próprias histórias, utilizando personagens que eles mesmos criaram. Essa atividade estimula a criatividade e a expressão oral e escrita. As habilidades da BNCC relacionadas são: EF15LP01 e EF15LP02, que abordam a produção de textos e a leitura de diferentes gêneros textuais.

2. Jogos de Rima

Os jogos de rima são uma excelente maneira de trabalhar a linguagem de forma lúdica. Os alunos podem formar grupos e criar rimas com palavras que começam com a letra H. Essa atividade ajuda no desenvolvimento da consciência fonológica e na ampliação do vocabulário. As habilidades da BNCC correspondentes incluem: EF15LP03, que trata da exploração de sons e rimas.

3. Horta na Escola

Implementar uma horta na escola é uma atividade prática que ensina sobre alimentação saudável e meio ambiente. Os alunos podem participar do plantio e cuidado das plantas, aprendendo sobre a importância da sustentabilidade. Essa atividade se relaciona com a habilidade EF15CI01, que aborda a observação e a experimentação no ambiente natural.

4. Histórias de Heróis

Os alunos podem criar histórias sobre heróis, reais ou fictícios, que tenham feito a diferença em suas comunidades. Essa atividade estimula a pesquisa e a escrita, além de promover valores como solidariedade e coragem. As habilidades da BNCC que se aplicam são: EF15LP04 e EF15LP05, que envolvem a produção e a leitura de textos narrativos.

5. Hora do Conto

Organizar uma “Hora do Conto” onde os alunos podem contar suas histórias favoritas ou criar novas narrativas. Essa atividade promove a oralidade e a escuta ativa, além de incentivar o gosto pela leitura. As habilidades da BNCC relacionadas são: EF15LP06, que trata da prática de contar e ouvir histórias.

6. Música e Movimento

Integrar música e movimento é uma forma divertida de ensinar conceitos básicos. Os alunos podem criar coreografias para músicas que começam com a letra H, como “Hallelujah”. Essa atividade desenvolve a coordenação motora e a expressão corporal, alinhando-se à habilidade EF15EF01, que aborda a expressão artística.

7. Hinos e Canções

Explorar hinos e canções que falam sobre a história do Brasil ou de outras culturas. Os alunos podem aprender sobre a importância da música na cultura e na identidade. Essa atividade se relaciona com a habilidade EF15AR01, que trata da apreciação e análise de obras musicais.

8. Habilidades Matemáticas com Jogos

Utilizar jogos de tabuleiro que envolvem operações matemáticas simples, como adição e subtração, pode ser uma maneira eficaz de ensinar matemática. Os alunos podem jogar em grupos, desenvolvendo habilidades de raciocínio lógico. As habilidades da BNCC correspondentes são: EF15MA01 e EF15MA02, que abordam a resolução de problemas matemáticos.

9. Hora da Arte

Dedicar um tempo para atividades artísticas, como pintura e colagem, utilizando materiais recicláveis. Os alunos podem criar obras que representem suas visões sobre o meio ambiente. Essa atividade se relaciona com a habilidade EF15AR02, que trata da criação artística e da reflexão sobre a arte.

10. Histórias em Vídeo

Os alunos podem criar pequenos vídeos contando suas histórias ou narrativas. Essa atividade envolve o uso de tecnologia e estimula a criatividade. As habilidades da BNCC que se aplicam são: EF15LP07, que aborda a produção de diferentes tipos de textos, incluindo os digitais.