15 Ideias de Atividades (BNCC) gênero do substantivo 5º ano

1. Jogo da Memória com Substantivos

Crie um jogo da memória utilizando cartões com substantivos de diferentes gêneros. Os alunos devem encontrar os pares correspondentes, como “menino” e “menina”. Essa atividade estimula a identificação e a classificação dos substantivos, além de promover o trabalho em equipe. Habilidade BNCC: EF15LP02.

2. Criação de Histórias em Quadrinhos

Os alunos devem criar uma história em quadrinhos que inclua personagens de diferentes gêneros. Eles podem desenhar e escrever diálogos, utilizando substantivos masculinos e femininos. Essa atividade ajuda a desenvolver a criatividade e a compreensão do uso dos gêneros. Habilidade BNCC: EF15LP03.

3. Caça-Palavras de Gêneros

Prepare um caça-palavras com substantivos de gêneros variados. Os alunos devem encontrar e classificar os substantivos encontrados como masculinos ou femininos. Essa atividade é divertida e reforça o aprendizado de forma lúdica. Habilidade BNCC: EF15LP01.

4. Debate sobre Gêneros

Organize um debate em sala de aula sobre a importância do uso correto dos gêneros nos substantivos. Os alunos podem pesquisar e apresentar exemplos de como o gênero pode influenciar a comunicação. Essa atividade desenvolve habilidades de argumentação e oratória. Habilidade BNCC: EF15LP04.

5. Produção de Poemas

Os alunos devem escrever poemas utilizando substantivos de diferentes gêneros. Incentive-os a brincar com as palavras e a explorar a sonoridade dos substantivos. Essa atividade estimula a criatividade e a expressão artística. Habilidade BNCC: EF15LP05.

6. Cartazes de Gêneros

Peça aos alunos que criem cartazes ilustrativos que representem substantivos masculinos e femininos. Eles podem usar recortes de revistas e desenhos. Essa atividade promove o aprendizado visual e a colaboração em grupo. Habilidade BNCC: EF15LP06.

7. Jogo de Classificação

Organize um jogo onde os alunos devem classificar substantivos em grupos de gênero. Utilize cartões com substantivos e peça que os alunos os organizem em categorias. Essa atividade reforça a identificação dos gêneros. Habilidade BNCC: EF15LP02.

8. Entrevista com Personagens

Os alunos devem entrevistar personagens fictícios, utilizando substantivos de diferentes gêneros nas perguntas. Eles podem apresentar as entrevistas em sala de aula. Essa atividade estimula a oralidade e a criatividade. Habilidade BNCC: EF15LP03.

9. Criação de Rimas

Proponha que os alunos criem rimas utilizando substantivos de gêneros variados. Eles podem trabalhar em duplas ou grupos, apresentando suas rimas para a turma. Essa atividade desenvolve o raciocínio linguístico e a musicalidade. Habilidade BNCC: EF15LP05.

10. Jogo de Adivinhação

Realize um jogo de adivinhação onde os alunos devem descrever substantivos de diferentes gêneros sem revelar o nome. Os colegas devem adivinhar qual é o substantivo. Essa atividade estimula a descrição e a comunicação. Habilidade BNCC: EF15LP04.

11. Mapa Conceitual de Gêneros

Os alunos devem criar um mapa conceitual que relacione substantivos masculinos e femininos. Eles podem incluir exemplos e ilustrações. Essa atividade ajuda a organizar o conhecimento de forma visual. Habilidade BNCC: EF15LP01.

12. Jogo de Perguntas e Respostas

Organize um jogo de perguntas e respostas sobre os gêneros dos substantivos. Os alunos podem se dividir em equipes e competir para ver quem acerta mais. Essa atividade promove o aprendizado colaborativo. Habilidade BNCC: EF15LP02.

13. Leitura de Contos

Escolha contos que contenham substantivos de diferentes gêneros e faça uma leitura em voz alta. Após a leitura, discuta com os alunos os gêneros dos substantivos encontrados. Essa atividade estimula a interpretação de texto. Habilidade BNCC: EF15LP03.

14. Criação de Jingles

Os alunos devem criar jingles utilizando substantivos de gêneros variados. Eles podem apresentar suas criações para a turma, promovendo a criatividade e a expressão musical. Habilidade BNCC: EF15LP05.

15. Revisão de Textos

Peça aos alunos que revisem textos curtos, identificando e corrigindo os substantivos de gêneros. Essa atividade ajuda a desenvolver a habilidade de revisão e a atenção aos detalhes. Habilidade BNCC: EF15LP06.