15 Ideias de Atividades (BNCC) do primeiro ano

1. Jogo da Memória com Palavras

Uma atividade divertida que estimula a memória e o vocabulário dos alunos. Os professores podem criar cartas com palavras e imagens correspondentes, desafiando os alunos a encontrar os pares. Essa atividade está alinhada à habilidade EF15LP01, que envolve a leitura e a escrita de palavras.

2. Contação de Histórias Interativa

Os alunos podem participar ativamente da contação de histórias, assumindo papéis dos personagens. Essa atividade promove a oralidade e a interpretação de texto, alinhando-se à habilidade EF15LP02, que foca na produção e interpretação de narrativas.

3. Criação de Cartazes sobre Animais

Os alunos podem pesquisar e criar cartazes sobre diferentes animais, incluindo informações sobre habitat, alimentação e características. Essa atividade estimula a pesquisa e a escrita, atendendo à habilidade EF15CI01, que envolve a investigação de seres vivos.

4. Oficina de Artes com Materiais Recicláveis

Utilizando materiais recicláveis, os alunos podem criar obras de arte, desenvolvendo a criatividade e a consciência ambiental. Essa atividade está relacionada à habilidade EF15AR01, que incentiva a expressão artística e a apreciação estética.

5. Jogo de Rimas

Os alunos podem participar de um jogo onde devem encontrar palavras que rimam, ajudando a desenvolver a consciência fonológica. Essa atividade está alinhada à habilidade EF15LP03, que envolve a exploração de sons e rimas na língua.

6. Experimentos Simples de Ciências

Realizar experimentos simples, como a mistura de água e óleo, pode ajudar os alunos a entender conceitos básicos de ciências. Essa atividade se relaciona à habilidade EF15CI02, que envolve a observação e a experimentação.

7. Caça ao Tesouro com Matemática

Os alunos podem participar de uma caça ao tesouro onde precisam resolver problemas matemáticos para encontrar pistas. Essa atividade promove o raciocínio lógico, alinhando-se à habilidade EF15MA01, que envolve a resolução de problemas.

8. Criação de um Diário de Classe

Os alunos podem manter um diário onde registram suas atividades e aprendizados diários. Essa prática estimula a escrita e a reflexão, atendendo à habilidade EF15LP04, que foca na produção de textos pessoais.

9. Teatro de Fantoches

Os alunos podem criar fantoches e encenar pequenas peças, desenvolvendo habilidades de comunicação e expressão. Essa atividade está alinhada à habilidade EF15AR02, que envolve a criação e a apreciação de produções artísticas.

10. Jogos de Tabuleiro Educativos

Utilizar jogos de tabuleiro que envolvem matemática e linguagem pode ser uma forma divertida de aprender. Essa atividade se relaciona às habilidades EF15MA02 e EF15LP05, que promovem o aprendizado de forma lúdica.