15 Ideias de Atividades (BNCC) sobre o folclore para educação infantil

1. Contação de Histórias Folclóricas

Uma atividade que pode ser realizada em grupo, onde o professor conta histórias folclóricas brasileiras, como “O Saci Pererê” e “A Iara”. As crianças podem ser incentivadas a participar, fazendo sons ou imitando personagens. Essa atividade desenvolve a habilidade de escuta e a imaginação, além de promover a cultura brasileira. Habilidade BNCC: EI01CG02.

2. Criação de Fantoches

Os alunos podem criar fantoches de papel ou feltro representando personagens do folclore, como o Curupira ou a Mula Sem Cabeça. Após a confecção, as crianças podem encenar pequenas peças, estimulando a criatividade e a expressão corporal. Habilidade BNCC: EI01CG03.

3. Danças Folclóricas

Ensinar danças típicas de diferentes regiões do Brasil, como o frevo e o maracatu, pode ser uma forma divertida de trabalhar o folclore. As crianças podem aprender os passos e a história por trás de cada dança, promovendo a cultura e a coordenação motora. Habilidade BNCC: EI01EF01.

4. Desenhos e Pinturas

Propor que as crianças desenhem ou pintem cenas de histórias folclóricas que ouviram. Essa atividade estimula a criatividade e a expressão artística, além de permitir que os alunos compartilhem suas interpretações. Habilidade BNCC: EI01EF02.

5. Jogo de Memória com Personagens Folclóricos

Criar um jogo de memória com cartas que tenham imagens de personagens folclóricos e suas histórias. Essa atividade ajuda a desenvolver a memória e o raciocínio lógico, além de reforçar o conhecimento sobre o folclore. Habilidade BNCC: EI01MA01.

6. Músicas e Cantigas Folclóricas

Ensinar músicas e cantigas tradicionais, como “Asa Branca” ou “O Caderno”. As crianças podem aprender a letra e a melodia, além de discutir o significado das canções, promovendo a apreciação musical e cultural. Habilidade BNCC: EI01EF03.

7. Criação de Histórias em Quadrinhos

As crianças podem criar histórias em quadrinhos baseadas em contos folclóricos. Essa atividade estimula a leitura e a escrita, além de permitir que os alunos expressem suas ideias de forma visual. Habilidade BNCC: EI01LP01.

8. Caça ao Tesouro Folclórico

Organizar uma caça ao tesouro com pistas relacionadas a personagens e histórias do folclore. Essa atividade promove o trabalho em equipe e a resolução de problemas, além de ser uma forma lúdica de aprender. Habilidade BNCC: EI01EF04.

9. Criação de Máscaras de Personagens

As crianças podem criar máscaras de personagens folclóricos, como o Boto ou a Cuca. Após a confecção, podem realizar uma apresentação, desenvolvendo a criatividade e a expressão artística. Habilidade BNCC: EI01EF05.

10. Teatro de Fantoches

Utilizando os fantoches criados, os alunos podem encenar histórias folclóricas. Essa atividade estimula a oralidade, a criatividade e o trabalho em grupo, além de proporcionar um momento divertido e educativo. Habilidade BNCC: EI01CG04.