15 Ideias de Atividades (BNCC) sobre órgãos dos sentidos para educação infantil

1. Explorando o Olfato com Frutas

Para estimular o sentido do olfato, os professores podem organizar uma atividade onde as crianças exploram diferentes frutas. Cada aluno deve cheirar uma fruta e descrever o aroma. Essa atividade pode ser acompanhada da habilidade BNCC EI03CG03, que envolve a percepção e a expressão de sensações.

2. Jogo dos Sons

Utilizando instrumentos musicais ou objetos do cotidiano, os educadores podem criar um jogo onde as crianças precisam identificar sons. Essa atividade promove a audição e pode ser relacionada à habilidade BNCC EI03EF01, que trata da exploração de sons e ritmos.

3. A Caça ao Tesouro Táctil

Os alunos podem participar de uma caça ao tesouro onde devem encontrar objetos escondidos apenas pelo toque. Essa atividade é excelente para desenvolver o sentido do tato e pode ser vinculada à habilidade BNCC EI03CG04, que envolve a exploração de texturas e formas.

4. Pintura com os Olhos Vendados

Propor uma atividade de pintura com os olhos vendados permite que as crianças explorem a pintura de uma maneira diferente, confiando em seus outros sentidos. Essa atividade pode ser relacionada à habilidade BNCC EI03AR03, que incentiva a expressão artística.

5. Experiência com Temperos

Os alunos podem experimentar diferentes temperos e especiarias, identificando sabores e aromas. Essa atividade pode ser ligada à habilidade BNCC EI03CG02, que envolve a exploração de sabores e cheiros.

6. Observação da Natureza

Levar as crianças para um passeio ao ar livre, onde elas devem observar e descrever o que veem, ajuda a desenvolver a visão. Essa atividade pode ser relacionada à habilidade BNCC EI03EF02, que trata da observação e descrição de elementos do ambiente.

7. Brincadeira de Imitar Animais

Nesta atividade, as crianças devem imitar os sons e movimentos de diferentes animais. Isso estimula a audição e a coordenação motora, alinhando-se à habilidade BNCC EI03EF03, que envolve a expressão corporal e sonora.

8. Experiência com Texturas

Os alunos podem tocar em diferentes materiais (liso, áspero, macio, duro) e descrever suas sensações. Essa atividade está relacionada à habilidade BNCC EI03CG04, que incentiva a exploração de texturas.

9. Contação de Histórias com Sons

Durante a contação de histórias, os educadores podem usar sons para representar diferentes personagens ou cenários. Essa atividade estimula a audição e pode ser vinculada à habilidade BNCC EI03EF01, que trata da exploração de sons.

10. Experiência de Sabores com Frutas

Os alunos podem experimentar diferentes frutas e descrever os sabores. Essa atividade pode ser relacionada à habilidade BNCC EI03CG02, que envolve a exploração de sabores e a expressão de preferências.