15 Ideias de Atividades (BNCC) de artes EJA

1. Pintura Coletiva

A atividade de pintura coletiva é uma excelente forma de estimular a criatividade e o trabalho em equipe entre os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Os alunos podem ser divididos em grupos e cada grupo ficará responsável por uma parte do mural. Essa atividade pode ser relacionada à habilidade BNCC: EF15AR01, que aborda a criação de obras de arte em grupo, promovendo a expressão individual e coletiva.

2. Criação de Máscaras

A confecção de máscaras é uma atividade que permite aos alunos explorar diferentes culturas e tradições artísticas. Os alunos podem pesquisar sobre máscaras de diversas partes do mundo e, em seguida, criar suas próprias versões utilizando materiais recicláveis. Essa atividade se alinha à habilidade BNCC: EF15AR02, que incentiva a pesquisa e a criação de obras a partir de referências culturais.

3. Teatro de Sombras

O teatro de sombras é uma forma lúdica de contar histórias e pode ser uma atividade muito envolvente para os alunos da EJA. Os alunos podem criar personagens e cenários em papel e, em seguida, apresentar suas histórias utilizando uma fonte de luz. Essa atividade está relacionada à habilidade BNCC: EF15AR03, que envolve a criação e a apresentação de performances artísticas.

4. Fotografia Criativa

A fotografia é uma forma de arte que pode ser explorada de maneira acessível. Os alunos podem ser incentivados a capturar imagens que representem suas vidas e experiências. Após a captura, eles podem discutir as fotos em grupo e criar uma exposição. Essa atividade se relaciona à habilidade BNCC: EF15AR04, que aborda a utilização de diferentes linguagens artísticas, incluindo a fotografia.

5. Montagem de Colagens

A colagem é uma técnica artística que permite a combinação de diferentes materiais e imagens. Os alunos podem criar colagens que representem suas identidades ou temas sociais relevantes. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC: EF15AR05, que incentiva a experimentação com diferentes técnicas e materiais na produção artística.

6. Dança e Movimento

A dança é uma forma de expressão corporal que pode ser explorada em sala de aula. Os alunos podem aprender diferentes estilos de dança e criar suas próprias coreografias. Essa atividade se relaciona à habilidade BNCC: EF15AR06, que aborda a expressão corporal e a criação de movimentos artísticos.

7. Artesanato com Materiais Recicláveis

O artesanato com materiais recicláveis é uma atividade que promove a sustentabilidade e a criatividade. Os alunos podem criar objetos úteis ou decorativos utilizando garrafas, papelão e outros materiais. Essa atividade se alinha à habilidade BNCC: EF15AR07, que incentiva a criação de obras a partir de materiais disponíveis no cotidiano.

8. Criação de Histórias em Quadrinhos

A criação de histórias em quadrinhos é uma atividade que combina arte e narrativa. Os alunos podem desenvolver personagens e enredos, desenhando suas histórias em quadrinhos. Essa atividade está relacionada à habilidade BNCC: EF15AR08, que envolve a criação de narrativas visuais e a utilização de diferentes linguagens artísticas.

9. Música e Composição

A música é uma forma de arte que pode ser explorada através da composição e da interpretação. Os alunos podem criar suas próprias canções ou adaptar letras existentes, utilizando instrumentos musicais ou objetos do cotidiano. Essa atividade se relaciona à habilidade BNCC: EF15AR09, que aborda a criação e a interpretação musical.

10. Exposição de Arte

A organização de uma exposição de arte permite que os alunos compartilhem suas criações com a comunidade escolar. Os alunos podem escolher suas melhores obras e apresentar ao público, explicando o processo criativo por trás de cada peça. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC: EF15AR10, que incentiva a apreciação e a divulgação de produções artísticas.