15 Ideias de Atividades (BNCC) handebol ensino fundamental

1. Jogo de Passes

Uma atividade fundamental para o desenvolvimento das habilidades motoras e de trabalho em equipe, o jogo de passes consiste em dividir a turma em pequenos grupos. Cada grupo deve realizar passes de mão a mão, buscando aumentar a distância entre os participantes gradualmente. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF15EF01, que enfatiza a prática de diferentes formas de deslocamento e manipulação de objetos.

2. Mini-Torneio de Handebol

Organizar um mini-torneio de handebol entre as turmas é uma excelente maneira de promover a competição saudável e o espírito esportivo. Os alunos devem ser divididos em equipes, e cada equipe jogará contra as outras em um formato de liga. Essa atividade atende à habilidade BNCC EF15EF02, que incentiva a participação em jogos e competições, desenvolvendo a convivência e o respeito mútuo.

3. Dribles Criativos

Os dribles são essenciais no handebol, e esta atividade propõe que os alunos pratiquem diferentes tipos de dribles em um espaço delimitado. Os alunos devem ser incentivados a criar seus próprios dribles, promovendo a criatividade e a autonomia. Essa prática está relacionada à habilidade BNCC EF15EF03, que aborda a execução de movimentos de ataque e defesa em jogos coletivos.

4. Circuito de Habilidades

Montar um circuito que inclua diferentes estações de habilidades, como passes, dribles e arremessos, permite que os alunos pratiquem de forma lúdica e dinâmica. Cada estação deve ter um tempo determinado para que todos os alunos possam participar. Essa atividade se alinha à habilidade BNCC EF15EF04, que propõe a realização de atividades que desenvolvam a coordenação motora e a percepção espacial.

5. Jogo do Alvo

O jogo do alvo consiste em arremessar a bola em alvos específicos, que podem ser colocados em diferentes alturas e distâncias. Os alunos devem trabalhar em duplas para aprimorar a precisão dos arremessos. Essa atividade está ligada à habilidade BNCC EF15EF05, que enfatiza a importância do controle e da precisão nos arremessos em jogos coletivos.

6. Handebol Adaptado

Para incluir todos os alunos, o handebol adaptado pode ser uma ótima opção. As regras podem ser modificadas para facilitar a participação de alunos com diferentes habilidades. Essa atividade promove a inclusão e está alinhada à habilidade BNCC EF15EF06, que aborda a prática de atividades físicas adaptadas para diferentes contextos e necessidades.

7. Estudo das Regras do Jogo

Dedicar uma aula para estudar as regras do handebol é fundamental para que os alunos compreendam o jogo. A atividade pode incluir discussões em grupo e simulações de situações de jogo. Essa prática atende à habilidade BNCC EF15EF07, que enfatiza a importância do conhecimento das regras para a prática de esportes.

8. Treinamento de Defesa

Os alunos devem ser divididos em duplas, onde um será o atacante e o outro o defensor. O objetivo é que o defensor aprenda a posicionar-se corretamente e a bloquear os arremessos do atacante. Essa atividade está relacionada à habilidade BNCC EF15EF08, que aborda a execução de estratégias defensivas em jogos coletivos.

9. Criação de Coreografias com a Bola

Estimular os alunos a criar coreografias utilizando a bola de handebol pode ser uma atividade divertida e criativa. Os alunos devem trabalhar em grupos para desenvolver movimentos que integrem passes e dribles em uma apresentação. Essa atividade se alinha à habilidade BNCC EF15EF09, que promove a expressão corporal e a criatividade nas atividades físicas.

10. Análise de Jogos Profissionais

Assistir a um jogo de handebol profissional e discutir as estratégias utilizadas pelos jogadores pode enriquecer o conhecimento dos alunos sobre o esporte. Após a análise, os alunos podem tentar reproduzir as jogadas em campo. Essa atividade está ligada à habilidade BNCC EF15EF10, que incentiva a observação e análise de diferentes modalidades esportivas.