15 Ideias de Atividades (BNCC) com filmes para ensino fundamental 1

1. Análise de Personagens

Após assistir a um filme, os alunos podem realizar uma atividade de análise de personagens. Eles devem escolher um personagem e descrever suas características, motivações e evolução ao longo da trama. Essa atividade está alinhada à habilidade EF15LP01, que envolve a análise de diferentes tipos de textos e suas estruturas.

2. Criação de Roteiro Alternativo

Os alunos podem ser desafiados a criar um roteiro alternativo para o final do filme assistido. Essa atividade estimula a criatividade e o pensamento crítico, além de trabalhar a habilidade EF15LP02, que trata da produção de textos de diferentes gêneros.

3. Debate sobre Temas Sociais

Após a exibição do filme, os alunos podem participar de um debate sobre os temas sociais abordados na obra. Essa atividade promove a habilidade EF15LP03, que envolve a argumentação e a defesa de pontos de vista.

4. Produção de Resenha Crítica

Os alunos devem escrever uma resenha crítica sobre o filme, abordando aspectos como enredo, personagens e mensagem. Essa atividade está relacionada à habilidade EF15LP04, que envolve a produção de textos opinativos.

5. Criação de Cartazes Temáticos

Os alunos podem criar cartazes que representem os principais temas do filme. Essa atividade estimula a expressão artística e a habilidade EF15AR01, que envolve a apreciação e a produção de obras de arte.

6. Jogo de Perguntas e Respostas

Após a exibição do filme, os alunos podem participar de um jogo de perguntas e respostas sobre a trama. Essa atividade promove a habilidade EF15LP05, que envolve a compreensão e interpretação de textos.

7. Criação de Diário de Bordo

Os alunos podem manter um diário de bordo durante a exibição do filme, registrando suas impressões e reflexões. Essa atividade está alinhada à habilidade EF15LP06, que envolve a produção de textos pessoais.

8. Análise de Trilha Sonora

Os alunos podem analisar a trilha sonora do filme e discutir como ela contribui para a narrativa. Essa atividade promove a habilidade EF15AR02, que envolve a apreciação de diferentes formas de arte.

9. Criação de Vídeo Resumo

Os alunos podem criar um vídeo resumo do filme, destacando os principais acontecimentos. Essa atividade está relacionada à habilidade EF15LP07, que envolve a produção de textos multimídia.

10. Discussão sobre Valores e Ética

Os alunos podem discutir os valores e questões éticas apresentados no filme, refletindo sobre suas implicações na vida real. Essa atividade promove a habilidade EF15CI01, que envolve a reflexão crítica sobre questões sociais e éticas.

11. Criação de Fanzine

Os alunos podem criar um fanzine sobre o filme, incluindo resenhas, ilustrações e entrevistas fictícias com os personagens. Essa atividade estimula a criatividade e a habilidade EF15LP08, que envolve a produção de textos em diferentes formatos.

12. Estudo de Cenas Específicas

Os alunos podem escolher cenas específicas do filme para analisar em detalhes, discutindo elementos como roteiro, atuação e direção. Essa atividade está alinhada à habilidade EF15LP09, que envolve a análise crítica de produções audiovisuais.

13. Criação de Blog Temático

Os alunos podem criar um blog temático sobre o filme, onde postam suas análises, resenhas e discussões. Essa atividade promove a habilidade EF15LP10, que envolve a produção de textos para a internet.

14. Atividades Interativas com Jogos

Os alunos podem participar de atividades interativas, como jogos de tabuleiro ou quizzes, baseados no filme. Essa atividade estimula a habilidade EF15LP11, que envolve a interação e a colaboração em grupo.

15. Reflexão sobre o Impacto Cultural

Os alunos podem refletir sobre o impacto cultural do filme e como ele se relaciona com a sociedade. Essa atividade está alinhada à habilidade EF15CI02, que envolve a análise de fenômenos culturais e sociais.