15 Ideias de Atividades (BNCC) sobre leitura educação infantil

1. Contação de Histórias Interativa

Uma atividade que envolve a contação de histórias de forma interativa, onde as crianças podem participar ativamente. O professor pode escolher um livro ilustrado e, durante a leitura, fazer perguntas que incentivem a participação dos alunos. Essa atividade desenvolve a habilidade de escuta e interpretação, além de estimular a imaginação. Habilidade BNCC: EF15LP01.

2. Criação de Livros Coletivos

Os alunos podem criar um livro coletivo, onde cada um contribui com uma página. Essa atividade estimula a criatividade e a escrita, além de promover a colaboração entre os alunos. O professor pode orientar sobre a estrutura do livro e a importância da narrativa. Habilidade BNCC: EF15LP02.

3. Teatro de Fantoches

Utilizar fantoches para encenar histórias é uma forma divertida de trabalhar a leitura. Os alunos podem criar seus próprios fantoches e representar contos conhecidos ou inventar novas histórias. Essa atividade desenvolve a expressão oral e a criatividade. Habilidade BNCC: EF15LP03.

4. Jogo da Memória com Palavras

Criar um jogo da memória utilizando palavras ou imagens de livros lidos em sala. Os alunos devem encontrar os pares correspondentes, o que ajuda na fixação do vocabulário e na associação de palavras com suas representações. Habilidade BNCC: EF15LP04.

5. Leitura em Dupla

Promover a leitura em dupla, onde um aluno lê para o outro. Essa atividade incentiva a prática da leitura e a escuta atenta, além de promover a empatia e a ajuda mútua entre os alunos. Habilidade BNCC: EF15LP05.

6. Caça-Palavras Temático

Desenvolver um caça-palavras com palavras relacionadas a uma história lida em sala. Essa atividade estimula a atenção e o reconhecimento de palavras, além de ser uma forma lúdica de fixar o conteúdo. Habilidade BNCC: EF15LP06.

7. Desenho da História

Após a leitura de um conto, os alunos podem desenhar a parte que mais gostaram. Essa atividade estimula a interpretação e a expressão artística, permitindo que as crianças se conectem emocionalmente com a história. Habilidade BNCC: EF15LP07.

8. Roda de Leitura

Organizar uma roda de leitura onde cada aluno pode escolher um livro para ler em voz alta. Essa atividade promove a confiança na leitura e a troca de experiências literárias entre os alunos. Habilidade BNCC: EF15LP08.

9. Bingo de Letras e Palavras

Criar um bingo utilizando letras e palavras de livros lidos. Os alunos devem marcar as palavras que ouvirem durante a leitura. Essa atividade ajuda na identificação de palavras e no desenvolvimento da atenção. Habilidade BNCC: EF15LP09.

10. Criação de Poemas

Estimular os alunos a criar pequenos poemas a partir de temas lidos em histórias. Essa atividade desenvolve a criatividade e a expressão escrita, além de promover o gosto pela leitura e pela poesia. Habilidade BNCC: EF15LP10.

11. Leitura de Imagens

Trabalhar com livros que possuem ilustrações ricas e pedir aos alunos que interpretem as imagens. Essa atividade desenvolve a habilidade de leitura visual e a interpretação de contextos. Habilidade BNCC: EF15LP11.

12. Jogo de Rimas

Realizar um jogo onde os alunos devem encontrar palavras que rimam com as que são ditas pelo professor. Essa atividade estimula o reconhecimento sonoro e a criatividade na formação de novas palavras. Habilidade BNCC: EF15LP12.

13. Diário de Leitura

Incentivar os alunos a manter um diário de leitura, onde eles podem registrar suas impressões sobre os livros lidos. Essa atividade desenvolve a escrita reflexiva e a capacidade de análise crítica. Habilidade BNCC: EF15LP13.

14. Entrevista com Personagens

Os alunos podem escolher um personagem de um livro e, em grupos, criar perguntas para uma “entrevista”. Essa atividade estimula a compreensão do texto e a criatividade na elaboração de perguntas. Habilidade BNCC: EF15LP14.

15. Mapa da História

Após a leitura de um conto, os alunos podem criar um mapa que represente os principais eventos da história. Essa atividade ajuda na organização do pensamento e na compreensão da sequência narrativa. Habilidade BNCC: EF15LP15.