15 Ideias de Atividades (BNCC) sobre o Dia das Mães

1. Cartão de Dia das Mães

Os alunos podem criar cartões personalizados para o Dia das Mães, utilizando diferentes materiais como papel colorido, canetinhas e adesivos. Essa atividade estimula a criatividade e a expressão artística, além de promover a reflexão sobre a importância das mães. Habilidade BNCC: EF15AR01.

2. Poemas para Mães

Os estudantes podem escrever poemas dedicados às suas mães, explorando sentimentos e emoções. Essa atividade incentiva a produção textual e a sensibilidade literária. Habilidade BNCC: EF15LP01.

3. Mural da Gratidão

Montar um mural na sala de aula onde cada aluno pode colar uma mensagem de gratidão para suas mães. Essa atividade promove o reconhecimento e a valorização das figuras maternas. Habilidade BNCC: EF15LP02.

4. Entrevista com Mães

Os alunos podem entrevistar suas mães sobre suas experiências e histórias de vida. Essa atividade desenvolve habilidades de comunicação e pesquisa, além de fortalecer os laços familiares. Habilidade BNCC: EF15LP03.

5. Culinária com Mães

Promover uma atividade de culinária onde os alunos e suas mães podem cozinhar juntos. Essa experiência prática ensina sobre alimentação saudável e promove momentos de convivência. Habilidade BNCC: EF15ET01.

6. Apresentação de Dança

Organizar uma apresentação de dança em homenagem às mães, onde os alunos podem ensaiar e apresentar coreografias. Essa atividade estimula a expressão corporal e a valorização da cultura. Habilidade BNCC: EF15AR02.

7. História em Quadrinhos

Os alunos podem criar histórias em quadrinhos que retratem momentos especiais com suas mães. Essa atividade desenvolve a criatividade e a narrativa visual. Habilidade BNCC: EF15LP04.

8. Dia de Jogos com Mães

Organizar um dia de jogos e brincadeiras onde as mães podem participar com seus filhos. Essa atividade promove a interação e a diversão em família. Habilidade BNCC: EF15EF01.

9. Exposição de Fotos

Os alunos podem trazer fotos de momentos especiais com suas mães e montar uma exposição na escola. Essa atividade estimula a reflexão sobre memórias e a importância da família. Habilidade BNCC: EF15AR03.

10. Música em Homenagem

Os estudantes podem aprender e apresentar uma música que homenageie as mães. Essa atividade desenvolve habilidades musicais e promove a valorização da arte. Habilidade BNCC: EF15AR04.

11. Criação de um Livro de Receitas

Os alunos podem coletar receitas de pratos que suas mães costumam fazer e criar um livro de receitas. Essa atividade promove a cultura alimentar e a valorização das tradições familiares. Habilidade BNCC: EF15ET02.

12. Cartazes de Homenagem

Os alunos podem criar cartazes com mensagens e desenhos em homenagem às mães, que serão expostos na escola. Essa atividade estimula a criatividade e a expressão artística. Habilidade BNCC: EF15AR05.

13. Teatro sobre Mães

Os alunos podem encenar pequenas peças de teatro que retratem o papel das mães na sociedade. Essa atividade desenvolve habilidades de atuação e reflexão crítica. Habilidade BNCC: EF15AR06.

14. Vídeo de Mensagens

Os alunos podem gravar vídeos com mensagens de carinho para suas mães e apresentá-los na escola. Essa atividade estimula a comunicação e o uso de tecnologias. Habilidade BNCC: EF15LP05.

15. Jogo de Perguntas sobre Mães

Organizar um jogo de perguntas e respostas sobre curiosidades e histórias das mães dos alunos. Essa atividade promove o conhecimento e a interação entre os alunos. Habilidade BNCC: EF15LP06.