15 Ideias de Atividades (BNCC) alfabetização de jovens e adultos

1. Leitura e Interpretação de Textos

Uma atividade fundamental para a alfabetização de jovens e adultos é a leitura e interpretação de textos variados, como contos, crônicas e notícias. Os alunos podem ser divididos em grupos para discutir o conteúdo lido, promovendo a troca de ideias e a construção coletiva do conhecimento. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF15LP01, que enfatiza a importância da leitura crítica e reflexiva.

2. Produção de Textos Criativos

Estimular a produção de textos criativos é uma excelente forma de desenvolver a escrita. Os alunos podem criar histórias, poemas ou cartas, utilizando elementos da narrativa. Essa atividade pode ser relacionada à habilidade BNCC EF15LP02, que aborda a produção de textos em diferentes gêneros e formatos, promovendo a expressão pessoal e a criatividade.

3. Jogos de Palavras

Os jogos de palavras, como cruzadinhas e caça-palavras, são atividades lúdicas que ajudam na fixação do vocabulário e na ortografia. Os alunos podem trabalhar em duplas ou grupos, o que favorece a interação e a colaboração. Essa atividade se conecta à habilidade BNCC EF15LP03, que visa ampliar o repertório lexical dos estudantes.

4. Debates e Discussões

Promover debates sobre temas atuais e relevantes para os alunos é uma forma eficaz de desenvolver a argumentação e a oratória. Os estudantes podem pesquisar sobre o tema e apresentar suas opiniões, respeitando o ponto de vista dos colegas. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF15LP04, que incentiva a construção de argumentos e a escuta ativa.

5. Criação de Blog ou Jornal Escolar

A criação de um blog ou jornal escolar permite que os alunos pratiquem a escrita e a edição de textos, além de desenvolver habilidades digitais. Eles podem escrever sobre temas de interesse, realizar entrevistas e publicar notícias. Essa atividade está relacionada à habilidade BNCC EF15LP05, que aborda a produção de textos para diferentes mídias e plataformas.

6. Análise de Propagandas

A análise de propagandas é uma atividade que estimula o olhar crítico dos alunos sobre a comunicação visual e verbal. Os estudantes podem discutir as estratégias utilizadas nas propagandas e seu impacto no público. Essa atividade se conecta à habilidade BNCC EF15LP06, que enfatiza a análise de diferentes tipos de textos e suas intenções comunicativas.

7. Leitura de Poemas e Música

A leitura de poemas e letras de músicas é uma forma de trabalhar a interpretação e a apreciação estética. Os alunos podem discutir os temas abordados e até mesmo criar suas próprias composições. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF15LP07, que valoriza a diversidade cultural e a expressão artística.

8. Produção de Vídeos Educativos

Os alunos podem criar vídeos educativos sobre temas que estudaram, utilizando recursos digitais. Essa atividade estimula a pesquisa, a escrita de roteiros e a apresentação oral. Está relacionada à habilidade BNCC EF15LP08, que incentiva a produção de conteúdos em diferentes formatos e mídias.

9. Contação de Histórias

A contação de histórias é uma atividade que promove a oralidade e a escuta. Os alunos podem contar histórias que conhecem ou criar narrativas próprias, utilizando recursos como fantoches ou dramatizações. Essa atividade se conecta à habilidade BNCC EF15LP09, que valoriza a oralidade e a construção de narrativas.

10. Atividades de Alfabetização Digital

Incluir atividades de alfabetização digital é essencial para preparar os alunos para o mundo contemporâneo. Os estudantes podem aprender a utilizar ferramentas como editores de texto, planilhas e apresentações. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF15LP10, que aborda a utilização de tecnologias digitais na produção de textos e na comunicação.