15 Ideias de Atividades (BNCC) crônica 5º ano

1. Criação de uma Crônica Coletiva

Os alunos podem trabalhar em grupo para criar uma crônica coletiva. Cada grupo escolhe um tema relevante para a sua realidade e, em seguida, escreve a crônica em conjunto. Essa atividade estimula a colaboração e a criatividade, além de desenvolver habilidades de escrita. Habilidade BNCC: EF15LP06.

2. Análise de Crônicas Famosas

Os alunos devem selecionar crônicas de autores renomados e realizar uma análise crítica. Eles podem discutir os temas abordados, o estilo do autor e a mensagem transmitida. Essa atividade ajuda a desenvolver o pensamento crítico e a apreciação literária. Habilidade BNCC: EF15LP05.

3. Criação de Ilustrações para Crônicas

Nesta atividade, os alunos ilustram uma crônica que leram. Eles podem criar desenhos ou colagens que representem a essência do texto. Essa atividade estimula a interpretação visual e a expressão artística. Habilidade BNCC: EF15AR03.

4. Debate sobre Temas de Crônicas

Os alunos podem participar de um debate sobre os temas abordados nas crônicas lidas. Essa atividade promove a argumentação e a defesa de pontos de vista, além de incentivar a escuta ativa. Habilidade BNCC: EF15LP07.

5. Produção de Crônicas em Formato Digital

Os alunos podem criar uma crônica utilizando ferramentas digitais, como blogs ou redes sociais. Essa atividade permite que eles explorem novas formas de escrita e publicação, além de desenvolver habilidades tecnológicas. Habilidade BNCC: EF15LP08.

6. Jogo de Palavras: Crônicas e Vocabulário

Os alunos participam de um jogo onde devem criar frases ou parágrafos utilizando palavras-chave de crônicas lidas. Essa atividade enriquece o vocabulário e estimula a criatividade na escrita. Habilidade BNCC: EF15LP04.

7. Roda de Leitura de Crônicas

Os alunos realizam uma roda de leitura, onde cada um lê uma crônica que escolheu. Após a leitura, eles compartilham suas impressões e reflexões sobre o texto. Essa atividade promove a oralidade e a troca de ideias. Habilidade BNCC: EF15LP09.

8. Criação de um Diário de Crônicas

Cada aluno pode criar um diário onde escreve crônicas sobre seu dia a dia. Essa atividade incentiva a observação e a escrita reflexiva, além de permitir que os alunos expressem suas emoções e experiências. Habilidade BNCC: EF15LP10.

9. Entrevista com um Autor de Crônicas

Os alunos podem realizar uma entrevista com um autor de crônicas, seja presencialmente ou virtualmente. Essa atividade proporciona uma visão mais profunda sobre o processo criativo e a vida do autor. Habilidade BNCC: EF15LP11.

10. Produção de Crônicas em Duplas

Os alunos trabalham em duplas para produzir uma crônica. Essa atividade estimula a parceria e o diálogo, além de permitir que eles compartilhem ideias e construam um texto em conjunto. Habilidade BNCC: EF15LP12.

11. Criação de um Podcast de Crônicas

Os alunos podem gravar um podcast onde leem e comentam crônicas. Essa atividade desenvolve habilidades de comunicação e expressão oral, além de introduzir os alunos ao mundo dos podcasts. Habilidade BNCC: EF15LP13.

12. Mapa Conceitual de Temas de Crônicas

Os alunos criam um mapa conceitual que relaciona os temas das crônicas lidas. Essa atividade ajuda a organizar o conhecimento e a visualizar as conexões entre diferentes textos. Habilidade BNCC: EF15LP14.

13. Criação de um Jornal Escolar com Crônicas

Os alunos podem criar um jornal escolar que inclua crônicas escritas por eles. Essa atividade promove a escrita colaborativa e a divulgação de ideias, além de desenvolver habilidades de edição e design. Habilidade BNCC: EF15LP15.

14. Análise de Crônicas em Diferentes Gêneros

Os alunos analisam crônicas que pertencem a diferentes gêneros literários, como humor, crítica social, entre outros. Essa atividade amplia a compreensão dos diversos estilos de escrita e suas características. Habilidade BNCC: EF15LP16.

15. Criação de um Livro de Crônicas da Turma

Os alunos produzem um livro que reúne as crônicas escritas por eles ao longo do semestre. Essa atividade valoriza o trabalho individual e coletivo, além de resultar em um produto final que pode ser compartilhado com a comunidade escolar. Habilidade BNCC: EF15LP17.