15 Ideias de Atividades (BNCC) meios de comunicação 1º ano

1. Criação de Cartazes Informativos

Nesta atividade, os alunos poderão criar cartazes informativos sobre diferentes meios de comunicação, como rádio, televisão e internet. Eles devem pesquisar e coletar informações sobre cada meio, destacando suas características e funções. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF15LP01, que envolve a produção de textos em diferentes formatos.

2. Jogo de Memória dos Meios de Comunicação

Os alunos participarão de um jogo de memória que contém imagens e nomes de diversos meios de comunicação. A atividade estimula a memória visual e o reconhecimento dos meios, além de promover discussões sobre a importância de cada um deles. Essa atividade atende à habilidade BNCC EF15LP02, que envolve a leitura e interpretação de imagens.

3. Entrevista com um Profissional da Comunicação

Os alunos poderão entrevistar um profissional que trabalha em alguma área da comunicação, como um jornalista ou um radialista. Essa atividade permitirá que eles compreendam melhor o papel dos meios de comunicação na sociedade. A atividade está alinhada à habilidade BNCC EF15LP03, que envolve a produção de textos orais.

4. Criação de um Jornal da Turma

Os alunos trabalharão em grupo para criar um jornal da turma, onde poderão incluir notícias, entrevistas e reportagens sobre eventos escolares. Essa atividade estimula a escrita e a colaboração entre os alunos, além de desenvolver a habilidade de pesquisa. Está alinhada à habilidade BNCC EF15LP04, que envolve a produção de textos jornalísticos.

5. Debate sobre Fake News

Os alunos participarão de um debate sobre fake news e a importância de verificar as informações antes de compartilhá-las. Essa atividade promove o pensamento crítico e a análise de informações, alinhando-se à habilidade BNCC EF15LP05, que envolve a análise de diferentes fontes de informação.

6. Produção de Vídeos Curtos

Nesta atividade, os alunos criarão vídeos curtos abordando um tema relacionado aos meios de comunicação, como a importância da leitura ou o uso responsável da internet. Eles poderão usar tablets ou celulares para gravar e editar os vídeos. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF15LP06, que envolve a produção de textos audiovisuais.

7. Roda de Leitura de Histórias em Quadrinhos

Os alunos farão uma roda de leitura onde poderão compartilhar histórias em quadrinhos que abordam temas de comunicação. Essa atividade estimula a leitura e a interpretação de diferentes gêneros textuais, alinhando-se à habilidade BNCC EF15LP07, que envolve a leitura de histórias em quadrinhos.

8. Criação de Podcast da Turma

Os alunos poderão criar um podcast onde discutirão temas relacionados aos meios de comunicação e compartilharão suas opiniões. Essa atividade desenvolve habilidades de fala e escuta, além de promover a criatividade. Está alinhada à habilidade BNCC EF15LP08, que envolve a produção de textos orais em formato de podcast.

9. Mapa Conceitual dos Meios de Comunicação

Os alunos criarão um mapa conceitual que relaciona os diferentes meios de comunicação e suas características. Essa atividade ajuda a organizar o conhecimento e a visualizar as conexões entre os conceitos. Está alinhada à habilidade BNCC EF15LP09, que envolve a organização de informações em mapas conceituais.

10. Análise de Propagandas

Os alunos analisarão diferentes propagandas veiculadas em meios de comunicação, discutindo suas estratégias e objetivos. Essa atividade promove a análise crítica e a reflexão sobre o consumo de informações. Está alinhada à habilidade BNCC EF15LP10, que envolve a análise de textos publicitários.