15 Ideias de Atividades (BNCC) sobre substantivos próprios e comuns

1. Jogo da Memória com Substantivos

Crie um jogo da memória utilizando cartões que contenham substantivos próprios e comuns. Os alunos devem encontrar os pares correspondentes, como “São Paulo” (substantivo próprio) e “cidade” (substantivo comum). Essa atividade estimula a memorização e a identificação dos tipos de substantivos. Habilidade BNCC: EF15LP01.

2. Caça-Palavras Temático

Desenvolva um caça-palavras com substantivos próprios e comuns relacionados a um tema específico, como “animais” ou “cidades”. Os alunos devem encontrar e classificar os substantivos encontrados, promovendo a prática de identificação e categorização. Habilidade BNCC: EF15LP02.

3. Criação de Histórias

Peça aos alunos que escrevam uma história curta utilizando uma lista de substantivos próprios e comuns. Eles devem destacar os substantivos próprios em negrito e os comuns em itálico. Essa atividade estimula a criatividade e o uso adequado dos substantivos. Habilidade BNCC: EF15LP03.

4. Cartazes de Substantivos

Os alunos podem criar cartazes ilustrativos que apresentem substantivos próprios e comuns. Cada cartaz deve conter imagens e exemplos, ajudando na visualização e compreensão dos conceitos. Habilidade BNCC: EF15LP04.

5. Bingo de Substantivos

Organize um jogo de bingo onde as cartelas contenham substantivos próprios e comuns. O professor pode chamar os substantivos e os alunos devem marcar em suas cartelas. Essa atividade é divertida e reforça o aprendizado. Habilidade BNCC: EF15LP05.

6. Entrevista com Personagens

Os alunos devem realizar uma entrevista fictícia com um personagem famoso (substantivo próprio) e um personagem comum. Eles devem elaborar perguntas e respostas, praticando a identificação e uso dos substantivos. Habilidade BNCC: EF15LP06.

7. Mapa Conceitual

Crie um mapa conceitual em grupo, onde os alunos devem relacionar substantivos próprios e comuns. Eles podem usar cores diferentes para cada tipo de substantivo, facilitando a visualização das diferenças. Habilidade BNCC: EF15LP07.

8. Jogo de Classificação

Desenvolva um jogo onde os alunos devem classificar uma lista de substantivos em próprios e comuns. Eles podem trabalhar em duplas, discutindo e justificando suas escolhas. Habilidade BNCC: EF15LP08.

9. Desenho e Rotulação

Pede-se aos alunos que desenhem uma cena e rotulem os substantivos próprios e comuns presentes na imagem. Essa atividade promove a associação visual e a prática da escrita. Habilidade BNCC: EF15LP09.

10. Roda de Conversa

Realize uma roda de conversa onde os alunos devem trazer exemplos de substantivos próprios e comuns do seu cotidiano. Essa atividade estimula a oralidade e a troca de experiências. Habilidade BNCC: EF15LP10.