15 Ideias de Atividades (BNCC) de português ensino fundamental

1. Leitura e Interpretação de Textos

Uma atividade que pode ser realizada é a leitura de um conto ou crônica, seguida de perguntas que estimulem a interpretação do texto. Os alunos podem trabalhar em grupos para discutir as respostas e apresentar suas conclusões para a turma. Essa atividade está alinhada com a habilidade EF15LP01, que envolve a leitura e interpretação de diferentes gêneros textuais.

2. Produção de Textos Criativos

Os alunos podem ser desafiados a criar uma história a partir de uma imagem ou de uma frase inicial. Essa atividade estimula a criatividade e a expressão escrita, além de trabalhar a habilidade EF15LP02, que se refere à produção de textos de diferentes gêneros.

3. Análise de Poemas

Uma atividade interessante é a análise de poemas, onde os alunos podem identificar rimas, métricas e figuras de linguagem. Após a leitura, os alunos podem criar seus próprios poemas, desenvolvendo a habilidade EF15LP03, que envolve a apreciação e produção de poesias.

4. Debate sobre Temas Relevantes

Promover um debate sobre um tema atual pode ser uma excelente forma de desenvolver a argumentação e a oratória dos alunos. Essa atividade está relacionada à habilidade EF15LP04, que envolve a construção de argumentos e a defesa de opiniões.

5. Criação de Jornais ou Revistas

Os alunos podem trabalhar em grupos para criar um jornal ou revista da escola, abordando temas de interesse da comunidade escolar. Essa atividade promove a escrita colaborativa e a pesquisa, alinhando-se à habilidade EF15LP05, que envolve a produção de textos informativos.

6. Jogos de Palavras

Atividades lúdicas como jogos de palavras cruzadas ou caça-palavras podem ser utilizadas para reforçar o vocabulário dos alunos. Essas atividades ajudam a desenvolver a habilidade EF15LP06, que se refere ao uso adequado do vocabulário em diferentes contextos.

7. Estudo de Gêneros Textuais

Os alunos podem explorar diferentes gêneros textuais, como crônicas, contos, notícias e poemas, realizando atividades de leitura e escrita. Essa atividade está alinhada com a habilidade EF15LP07, que envolve a identificação e produção de diversos gêneros textuais.

8. Análise de Contos de Fadas

Uma atividade que pode ser realizada é a análise de contos de fadas, onde os alunos identificam os elementos característicos desse gênero. Após a análise, podem criar suas próprias versões dos contos, desenvolvendo a habilidade EF15LP08, que envolve a reescrita de histórias conhecidas.

9. Criação de Roteiros para Peças Teatrais

Os alunos podem ser incentivados a criar roteiros para pequenas peças teatrais, estimulando a criatividade e o trabalho em grupo. Essa atividade está relacionada à habilidade EF15LP09, que envolve a produção de textos para diferentes finalidades.

10. Leitura de Livros e Resenhas

Os alunos podem escolher um livro para ler e, em seguida, escrever uma resenha sobre ele. Essa atividade promove a leitura crítica e a escrita reflexiva, alinhando-se à habilidade EF15LP10, que envolve a produção de resenhas e críticas literárias.