15 Ideias de Atividades (BNCC) grandezas e medidas 4º ano

1. Medindo Comprimentos com Fitas Métricas

Nesta atividade, os alunos utilizarão fitas métricas para medir diferentes objetos na sala de aula, como mesas, cadeiras e livros. Os estudantes devem registrar as medidas em centímetros e metros, promovendo a prática da conversão entre essas unidades. A habilidade BNCC correspondente é EF04MA03, que aborda a utilização de instrumentos de medida.

2. Criando Gráficos de Altura

Os alunos devem medir a altura de seus colegas e criar um gráfico de barras para representar esses dados. Essa atividade estimula a coleta de dados, a organização e a interpretação de informações, alinhando-se à habilidade EF04MA06, que trata da representação de dados em gráficos.

3. Explorando a Capacidade com Recipientes

Utilizando diferentes recipientes, os alunos devem estimar e depois medir a capacidade de cada um, utilizando litros e mililitros. A atividade promove a compreensão das unidades de medida de volume e a habilidade EF04MA04, que envolve a comparação de capacidades.

4. Pesando Alimentos

Os alunos trarão diferentes alimentos para a sala de aula e utilizarão balanças para medir o peso em gramas e quilogramas. Eles devem registrar os resultados e discutir as diferenças entre os pesos. Essa atividade está relacionada à habilidade EF04MA02, que aborda a medição de massas.

5. Criando um Relógio Solar

Os alunos construirão um relógio solar utilizando materiais simples. Eles aprenderão a medir o tempo com base na posição do sol e discutirão a importância da medição do tempo. A habilidade BNCC correspondente é EF04MA05, que trata da leitura e interpretação de relógios e cronômetros.

6. Jogo de Estimativas

Nesta atividade, os alunos farão estimativas sobre a medida de diferentes objetos e, em seguida, realizarão as medições reais. Essa prática ajuda a desenvolver a habilidade de estimar e a habilidade EF04MA01, que envolve a comparação de medidas.

7. Explorando a Área com Quadrados

Os alunos utilizarão quadrados de papel para cobrir diferentes superfícies, como mesas ou quadros, e calcularão a área coberta. Essa atividade promove a compreensão da área e está alinhada à habilidade EF04MA07, que aborda o cálculo de áreas.

8. Medindo Temperaturas

Os alunos utilizarão termômetros para medir a temperatura de diferentes ambientes, como a sala de aula e o pátio. Eles registrarão as temperaturas em graus Celsius e discutirão as variações. A habilidade BNCC correspondente é EF04MA08, que envolve a medição de temperaturas.

9. Criando um Mapa com Escalas

Os alunos criarão um mapa da escola utilizando escalas. Eles aprenderão a representar distâncias reais em um formato reduzido, promovendo a habilidade EF04MA09, que trata da interpretação de escalas em mapas.

10. Experimentos com Sólidos e Líquidos

Os alunos realizarão experimentos para observar como diferentes sólidos e líquidos ocupam espaço. Eles medirãom a altura de líquidos em recipientes e discutirão as propriedades dos materiais. Essa atividade está relacionada à habilidade EF04MA10, que aborda a comparação de volumes de sólidos e líquidos.