15 Ideias de Atividades (BNCC) primeiro ano ensino fundamental

1. Jogo da Memória com Palavras

Uma atividade lúdica que envolve a criação de um jogo da memória utilizando palavras que os alunos aprenderam nas aulas. Os alunos devem encontrar os pares de palavras e, ao mesmo tempo, praticar a leitura e a escrita. Essa atividade está alinhada à habilidade EF15LP01, que envolve a leitura e a escrita de palavras em contextos diversos.

2. Contação de Histórias

Os alunos podem participar de uma roda de contação de histórias, onde cada um traz um livro ou uma história para compartilhar com os colegas. Essa atividade estimula a oralidade e a escuta, além de desenvolver a imaginação. Está relacionada à habilidade EF15LP02, que aborda a produção e a interpretação de textos orais.

3. Criação de Cartazes

Os alunos podem criar cartazes sobre temas estudados, utilizando recortes, desenhos e textos. Essa atividade promove a expressão artística e a organização de ideias. A habilidade EF15AR01 é contemplada, pois envolve a apreciação e a criação de produções artísticas.

4. Atividades de Matemática com Brinquedos

Utilizar brinquedos para ensinar conceitos matemáticos, como contagem, adição e subtração. Os alunos podem usar blocos de montar ou bonecos para realizar operações matemáticas de forma prática e divertida. Essa atividade se relaciona à habilidade EF01MA01, que envolve a contagem e a noção de quantidade.

5. Experimentos Científicos Simples

Realizar experimentos simples, como a mistura de água e óleo, para observar a formação de camadas. Essa atividade desperta a curiosidade científica e promove a observação. Está alinhada à habilidade EF01CI01, que envolve a investigação de fenômenos naturais.

6. Jogos de Raciocínio Lógico

Promover jogos que estimulem o raciocínio lógico, como quebra-cabeças e jogos de tabuleiro. Essas atividades ajudam a desenvolver habilidades de resolução de problemas e pensamento crítico. A habilidade EF01MA02 é contemplada, pois envolve a resolução de problemas matemáticos.

7. Atividades de Música e Movimento

Integrar música e movimento em sala de aula, onde os alunos podem dançar e cantar. Essa atividade promove a coordenação motora e a expressão corporal. Está alinhada à habilidade EF01AR02, que envolve a apreciação e a criação de produções musicais.

8. Criação de Histórias em Quadrinhos

Os alunos podem criar suas próprias histórias em quadrinhos, desenvolvendo a narrativa e a criatividade. Essa atividade estimula a escrita e a leitura de forma divertida. A habilidade EF15LP03 é contemplada, pois envolve a produção de textos em diferentes formatos.

9. Atividades de Jardinagem

Realizar atividades de jardinagem, onde os alunos podem plantar sementes e cuidar das plantas. Essa atividade ensina sobre a natureza e a responsabilidade. Está alinhada à habilidade EF01CI02, que envolve o conhecimento sobre os seres vivos e seu ambiente.

10. Jogos de Role-Playing

Promover jogos de interpretação de papéis, onde os alunos podem representar diferentes personagens e situações. Essa atividade estimula a empatia e a compreensão de diferentes perspectivas. A habilidade EF15LP04 é contemplada, pois envolve a produção e a interpretação de textos orais em contextos variados.